O prefeito Fernando Marroni (PT) assinou o contrato para a execução da obra da ponte em concreto sobre o arroio Sujo, na entrada da Colônia de Pescadores Z-3. Os recursos, orçados em R$ 897 mil, estão assegurados pelo Fundo Nacional da Defesa Civil, do governo federal.
De acordo com informações da secretaria de comunicação da prefeitura, o cronograma prevê a execução a cargo da empresa vencedora do edital de licitação lançado em novembro passado em 15 meses a partir da assinatura do contrato.
“É a ponte definitiva da Z3, para que não se tenha mais a interrupção do acesso à comunidade, que em várias oportunidades ficou ilhada em função de crises climáticas que arrastavam as estruturas anteriores, feitas em madeira, mais frágeis e precárias”, disse Marroni.
O contrato impõe à empresa, Pizzato Engenharia, de Alvorada (Região Metropolitana), não só a execução do serviço, como também a elaboração do projeto básico, obtenção de licenças e outorgas, remoção e destinação adequada de entulhos, sinalização e implantação do canteiro de obras, entre outras atribuições.
A nova estrutura vai substituir a ponte provisória de 13,7 metros de extensão, com capacidade para suportar até 40 toneladas. A passagem foi cedida e instalada pelo Exército Brasileiro em 2024, logo após a enchente de maio daquele ano, a maior da história de Pelotas e do Rio Grande do Sul.
