A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas, começa nesta quinta-feira (19) a vacinação contra a dengue para um público-alvo de crianças e adolescentes entre dez e 14 anos de idade. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa da Vacina, na rua Gonçalves Chaves, 437.
As vacinas recebidas da Secretaria do Estado da Saúde (SES) chegaram à cidade no dia 10. Nos dois dias seguintes a SMS ministrou curso de capacitação a enfermeiras e técnicas de enfermagem para aplicação do imunizante, conforme normas técnicas recomendadas. Foram repassadas à prefeitura 2,8 mil doses de vacina, a metade solicitada pelo município. Os profissionais de saúde do município não serão contemplados neste primeiro momento.
Casos
Neste ano, Pelotas já registrou dois casos de dengue – um “importado” (contraída fora do município) e outro autóctone. Até semana passada a prefeitura recebeu 55 notificações de casos suspeitos – 50 são de residentes em Pelotas e cinco de moradores em outros municípios. Foram descartados 37 casos e 17 são investigados. Não há registro de hospitalização com diagnóstico da doença.
Rio Grande começou nesta quarta-feira
Em Rio Grande, a aplicação das doses começou nesta quarta. Assim como Pelotas, o público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 13h30min às 16h30min. A única exceção é o Centro de Vigilância em Saúde (antigo Posto 4), onde não haverá aplicação.
Como funciona a vacina contra a dengue
A vacina utilizada na rede pública é a Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda. Ela é indicada para pessoas que já tiveram ou não dengue e atua na proteção contra os quatro sorotipos do vírus. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Estudos apontam alta eficácia na prevenção de hospitalizações e formas graves da doença, que são as maiores preocupações das autoridades de saúde.