Com a primeira temporada da execução do projeto encerrada em janeiro, o Karatê do RS para o Mundo, iniciativa vinculada à Associação Shido-Kan, de Pelotas, já mira o segundo ciclo e os atletas se preparam para as disputas da Seletiva Nacional para a Seleção Brasileira e do Campeonato Brasileiro.
O evento está marcado para ocorrer entre os dias 24 e 29 de março, em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. A academia pelotense será representada pelos atletas Fernando Marques, Tomás Barbosa e Daiany da Rocha, acompanhados pelo técnico Ilton Marques.
Ao longo de 12 meses de execução do projeto, viabilizado por parceria da Biri Refrigerantes e Frigorífico Roloff dentro do ProEsporte do governo do Estado, a equipe participou de 14 eventos, sendo quatro internacionais, sete nacionais e três estaduais. Em números de conquistas, mais destaques, com a Shido-Kan alcançando a marca de 118 medalhas: 35 ouros, 43 pratas e 40 bronzes.
“Um grande ano. Participamos de eventos de alto nível na Europa e no Brasil, isso mostra onde queremos chegar. Apesar de toda dificuldade, nosso grupo manteve o foco e dedicação conquistando resultados inéditos para Pelotas e Rio Grande do Sul”, avalia o sensei Ilton.
Como contrapartida social, foram disponibilizadas dez vagas para alunos de instituições públicas da cidade, sendo divididas entre alunos do Colégio Tiradentes, Escola Luciana de Araújo e Colégio Dom João Braga.
Cinco atletas em etapa final do Brasileiro
A Shido-Kan foi a única equipe do Rio Grande do Sul com atletas participantes na categoria sênior da Etapa Final do Brasileiro. Ao total, cinco atletas pelotenses conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro: Fernando Marques, Tomás Barbosa, Pedro Otávio Oliveira, Hendrix Pestano e Edmilson da Silva.
“Por meio do incentivo fiscal, transformamos o ICMS em oportunidade para que atletas gaúchos disputem o mais alto nível no Brasil e no exterior, levando o nome de Pelotas e do Rio Grande do Sul ao pódio”, avalia o diretor de Fomento da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Augusto Schlee.
2025 da Shido-Kan
- Campeonato Brasileiro – etapa de Macaé (RJ)
- Seletiva para Seleção Brasileira, em Macaé;
- Copa Hachiman de Karatê, em Gravataí;
- Taça Santa Catarina de Karatê, em Blumenau (SC);
- Campeonato Brasileiro – etapa em Caucaia (CE);
- Open Nacional do Ceará, em Caucaia;
- Campeonato Gaúcho de Karatê, em Pelotas;
- Copa Panterys de Karatê, em Gravataí;
- International Basel Open, em Basel (Suíça);
- Karate Open Lisboa, em Lisboa (Portugal);
- Open Internacional de Joinville (SC);
- Campeonato Brasileiro – etapa final em Caucaia;
- Open Internacional do Uruguai, em Maldonado;
- Karatê Croatia Grand Prix, em Rijeka (Croácia).
Os atletas do projeto foram Fernando Marques, Otávio de Oliveira, Edmilson da Silva, Julien Barbosa, Hendrix Pestano, Tarso de Souza, Pedro Otávio Oliveira, Daiany da Rocha, Clara Barbosa, Jorge Teixeira, Tomás Barbosa, Lívia Bastos, Igor Duarte e Amy Lee Pestano. A comissão técnica foi formada pelo técnico Ilton Marques e o preparador físico Otavio Victoria.
