O ex-prefeito e ex-deputado federal Irajá Rodrigues esteve no velório do ex-deputado constituinte Lélio Miguel Antunes de Souza, na manhã desta terça-feira (17), na Câmara dos Vereadores de Pelotas. Lélio faleceu no início da noite desta segunda-feira (16).
Irajá ressaltou a importância política e pessoal do antigo companheiro de partido. Segundo ele, a despedida é marcada pelo reconhecimento a uma trajetória construída com atuação firme e defesa da democracia.
“É uma perda para Pelotas, que ele representou bravamente, é uma perda para o Rio Grande”, afirmou. Irajá contou que foi à cerimônia prestar solidariedade à família e lembrar a convivência política ao longo dos anos.
Ele destacou especialmente a atuação de Lélio durante o período da ditadura militar, quando foi liderança do MDB e voz ativa no processo de redemocratização. “Traçou uma trajetória brilhante… líder da resistência à ditadura, com pronunciamentos belíssimos, com muita coragem”, declarou.
Os dois também dividiram a experiência parlamentar na Câmara dos Deputados, o que, segundo Irajá, reforçou a admiração pela postura política e pela coerência do colega.
Ao falar sobre o legado, ele defendeu que a história de Lélio sirva de referência às novas gerações. “Não vale a pena a ditadura, o bom, com todos os seus defeitos, é a democracia – não se inventou nada melhor”, disse.