O viaduto no km 521 da BR-116 foi liberado para o trânsito na tarde desta segunda-feira (16), após a conclusão das obras de recuperação do muro de contenção. A intervenção começou após uma queda de material registrada em novembro de 2025, que causou bloqueio total da pista principal no sentido Jaguarão-Camaquã e vinha exigindo desvio do tráfego pela via marginal.
Segundo a concessionária Ecovias Sul, a recuperação incluiu técnicas de contenção do solo com barras de ancoragem, reforço com injeção de cimento e aplicação de telas e concreto projetado. A proposta é aumentar a estabilidade do talude e reduzir o risco de novos desmoronamentos.
Histórico de problemas no local
O episódio de novembro foi o terceiro registro de fuga de material no mesmo ponto em quase 16 meses. Desde agosto de 2024, o viaduto já havia passado por intervenções após ocorrências semelhantes, incluindo um rompimento em fevereiro de 2025. Na ocasião, a empresa argumentou que os casos ocorreram em lados distintos da estrutura.
Liberação ocorre no retorno do Carnaval
A reabertura acontece em período de aumento no fluxo rodoviário devido ao retorno do feriado de Carnaval. A expectativa é de melhora na fluidez do trânsito no trecho.
