A Ecovias Sul liberou, na tarde desta quarta-feira (11), o tráfego sobre o viaduto de acesso à Vila Princesa, no km 514 da BR-116, na pista principal, sentido Camaquã, após a conclusão das obras de recuperação do muro de contenção no local.
A intervenção utilizou a técnica de solo grampeado, com aplicação de concreto projetado e reforço com tela metálica, solução que aumenta a estabilidade do talude e a segurança da estrutura.
A obra incluiu preparação do terreno, instalação de grampos de aço com ancoragem e injeção de calda de cimento, reconstrução da canaleta de drenagem e da barreira New Jersey, além da fixação de telas de aço e aplicação de concreto projetado.
O viaduto havia registrado desmoronamento parcial do muro de contenção no início de novembro do ano passado, o que levou ao desvio do tráfego para a via marginal por questões de segurança até a conclusão da recuperação.
Outro ponto que passa pelo mesmo tipo de intervenção é o viaduto do km 521 da BR-116, no acesso à avenida 25 de Julho. O local tem histórico recente de ocorrências: em agosto de 2024 houve fuga de material, seguida por um novo rompimento no paramento em fevereiro de 2025.
Em novembro, a última queda de material provocou um novo bloqueio total da pista principal no sentido Camaquã, com desvio do trânsito pela marginal.
Segundo a concessionária, esse viaduto também passa por recuperação com a mesma técnica e tem previsão de liberação para o tráfego no dia 20 de fevereiro.
