O município de Rio Grande está entre os 11 selecionados pelo governo gaúcho para receber o Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero. A iniciativa é das secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e reconhece o trabalho desenvolvido por empresas e órgãos públicos que atuam pela diversidade e também no combate a LGBTfobia no ambiente de trabalho.
Critérios como empregabilidade, assistência médica, psicológica e social, combate à discriminação e incentivo à capacitação foram analisados pela Comissão de Avaliação e Monitoramento para a concessão do selo. A equipe é composta por representantes das secretarias e do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBTQIA+.
As instituições selecionadas podem utilizar o selo, pelo período de um ano, em todos os seus materiais de divulgação, como sites, redes sociais, campanhas publicitárias, peças gráficas e demais materiais institucionais.
Para participar, os interessados precisaram enviar documentos comprobatórios das práticas adotadas. A inscrição de Rio Grande foi fundamentada em um conjunto de ações voltadas à promoção dos direitos da população e ao fortalecimento das políticas públicas no âmbito institucional.
Coordenadoria de Políticas para a Comunidade LGBTQIAPN+
Entre essas ações desenvolvidas pela prefeitura de Rio Grande, voltadas à temática, está a criação, em maio do ano passado, da Coordenadoria de Políticas para a Comunidade LGBTQIAPN+, vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Bruna Gondran está à frente da coordenadoria desde o início dos seus trabalhos e destaca a satisfação pelo reconhecimento, mas que o sentimento é de responsabilidade. “A satisfação existe, mas o mais importante é perceber que estamos estruturando políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas”, diz.
Sobre a continuidade do trabalho, a coordenadora afirma que o selo reforça a necessidade de permanência das atividades e sua ampliação. “Ainda existem desafios importantes, e o nosso compromisso com o fortalecimento dessas políticas e com a garantia de direitos para a população LGBTQIA+ no município segue firme”, garante Bruna.
Programa Municipal de Saúde da População LGBT+
Rio Grande também conta com um programa da Secretaria da Saúde, que engloba um Ambulatório LGBT para atendimentos especializados. Ambos os serviços são responsáveis pelo planejamento, articulação e monitoramento das políticas públicas.
Ainda na área da saúde, foram realizadas formações com Agentes Comunitários de Saúde, por meio do projeto “Caminhos da Equidade”, com o objetivo de qualificar o cuidado e o atendimento às populações em situação de vulnerabilidade.
Rede Que Acolhe
Na qualificação do serviço público, Rio Grande está desenvolvendo o projeto “Rede Que Acolhe”, voltado à formação de servidores e servidoras, com foco no fortalecimento do atendimento e na prevenção de violações de direitos.
O município também realizou, em 2025, a 2ª Conferência Municipal de Direitos LGBTQIA+, fortalecendo a participação social e a construção coletiva das diretrizes da política municipal.
A coordenadora de Políticas para a Comunidade LGBTQIAPN+ destaca que, atualmente, segue em andamento as ações de formação, a articulação para adesão à Política Nacional de Direitos LGBTQIA+ e uma agenda permanente de diálogo com a comunidade sobre a temática.
Empresas selecionadas no Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero 2026:
- Instituto Interdisciplinar em Direito e Saúde (IDS)
- Leonidas Zamperetti
- DZ Estúdio Planejamento e Desenvolvimento de Projetos para Internet
- Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul
- Município de São Jerônimo
- Central de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs)
- Andrade Maia Advogados
- Município de Rio Grande
- Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates)
- WCA Comércio de Alimentos
- Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs)