Três dos quatro clubes no quadrangular do rebaixamento do Gauchão apostam em impactos de curto prazo para escapar da queda à Série A-2. Disputadas duas das seis rodadas do torneio da salvação – ou do descenso -, apenas o líder Avenida mantém o comandante do início do campeonato: Gabriel Dutra.
O lanterna Guarany demitiu Wiliam Campos antes da abertura do quadrangular. Deu tempo para que Wiliam assumisse a vaga de Bruno Coutinho no Inter-SM, na última terça-feira (10). Coincidentemente, a estreia será justamente diante do Guarany, que também terá um debutante na casamata – Gelson Conte, anunciado na segunda-feira.

Wiliam Campos assume o Inter-SM e vai estrear contra o ex-clube (Foto: Renata Medina – ECI)
O Monsoon foi outro a optar pela mudança de rota. Paulo Baier saiu e a direção do clube de Capão da Canoa já contratou Arilson Costa, ex-meia do Grêmio, como substituto. Portanto, a terceira rodada do quadrangular marcará a estreia de três treinadores. No domingo, o Avenida recebe o Monsoon, às 16h; no mesmo horário, segunda-feira, tem Guarany x Inter-SM.

Arilson Costa tentará salvar o Monsoon (Foto: Divulgação)
De carro do MT ao RS
Único time da metade Sul do Estado na elite do Gauchão da atual temporada, o Guarany ficou oficialmente mais de uma semana sem técnico. O auxiliar da casa, Anderson Paim, dirigiu a equipe no empate com o Monsoon e na derrota para o Avenida. Foi o tempo necessário para que o gaúcho Gelson Conte encerrasse a disputa no Campeonato Mato-Grossense com o Primavera.
Campeão com o novato clube em MT no ano passado, Conte acabou rebaixado em 2026. O Primavera somou sete empates, uma vitória e uma derrota. Em uma competição equilibrada, o time caiu pelo saldo de gols. O técnico deixou Primavera do Leste para viajar quase 2,5 mil quilômetros até Bagé, onde chegou nesta quarta-feira.
À Rádio Pelotense 99,5 FM, o novo técnico do Guarany citou diversas vezes a questão psicológica como crucial neste momento. Ele terá pouco tempo para treinar entre as quatro partidas restantes no Gauchão. Com contrato até o fim da Série D do Brasileirão, Conte diz que as negociações começaram quando faltavam duas partidas no Primavera, mas ele afirma ter preferido aguardar o fim do compromisso em MT.
“Assisti aos dois jogos [do Guarany no quadrangular]. Acho que estamos com um número de atletas pequeno demais. Precisamos tentar encaixar o sistema tático para a equipe não sofrer muito, mas a equipe tem qualidade. É trabalhar no sistema anímico para conseguir os resultados nos próximos jogos”, disse.
Questionado a respeito do período curto para implementar metodologias de trabalho e estratégias de jogo, sublinhou o ataque como ponto decisivo. “Precisa de mais tempo, mas não tenho esse tempo. Preciso, taticamente, trabalhar um pouco mais de encaixe, posicionamento de linhas, bolas de fundo, o sistema ofensivo precisar trabalhar um pouco mais”.
A equipe bageense marcou apenas cinco gols em oito jogos.
Quadrangular do rebaixamento
3ª rodada
Domingo (15)
16h | Avenida x Monsoon
Segunda-feira (16)
16h | Guarany x Inter-SM
Classificação
1) Avenida | 4 pontos
2) Inter-SM | 2 pontos (saldo 0 | 2 gols marcados)
3) Monsoon | 2 pontos (saldo 0 | 1 gol marcado)
4) Guarany | 1 ponto
