Sensação térmica acima de 40ºC antecede virada de tempo na região Sul

Clima

Sensação térmica acima de 40ºC antecede virada de tempo na região Sul

Avanço de uma frente fria muda cenário e pode ocasionar temporais nos próximos dias

Por

Sensação térmica acima de 40ºC antecede virada de tempo na região Sul
Sensação térmica chegou a 42,6°C nesta quarta-feira (11). (Foto: Jô Folha)

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas elevadas. Nesta quarta-feira (11), a Zona Sul registrou máximas de 40ºC, como em Jaguarão, e de 38ºC em Pelotas, com sensação térmica de 42,6ºC, de acordo com o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa. A tendência é que o calor permaneça nesta quinta-feira (12), até o começo da tarde, quando as condições climáticas trarão uma mudança considerável ao cenário da região.

Conforme análise do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, a atuação conjunta do avanço de uma frente oceânica e de uma área alongada de baixa pressão, ao longo do dia sobre o Rio Grande do Sul, trará para a região tempestades e grandes acumulados de chuva, em curto período de tempo.

São esperadas rajadas em torno de 40 quilômetros por hora e chuva acompanhada de descargas elétricas na região. O acumulado de chuva deve ficar em torno de 10 e 35 milímetros em Pelotas nesta quinta-feira. Para amanhã, é esperada a continuidade do cenário climático de chuvas, com acumulados menores, entre cinco e 20 milímetros. Há possibilidade de formação de nevoeiro durante a madrugada.

O tempo bastante instável continua na sexta-feira, com predomínio de céu nublado e temperaturas mais amenas, que devem se estender até o final de semana.

“No sábado, a gente já tem atuação mais de uma área de alta pressão no oceano que vai transportar bastante umidade para o Estado. O tempo ficará mais fechado ao longo do sábado, mas não há previsão de chuva. A temperatura também deve permanecer amena no domingo”, afirma o meteorologista do CPPMet, Lucas Mendes.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, de grande perigo, para tempestades em boa parte do Rio Grande do Sul. Em vigor a partir do meio-dia de hoje até às 23h, é pedida a atenção para a ocorrência de chuva superior a 60 milímetros por hora, ou maior que 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário também constam na previsão do órgão.

O alerta de grande perigo engloba as regiões Sudoeste, Noroeste, Centro, Sudeste, Costa Doce, Sul e região Metropolitana de Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais