Quatro pessoas foram presas na tarde de terça-feira (10) em Bagé, transportando cerca de 1,2 tonelada de agrotóxicos ilegais escondidos em meio a uma carga de verduras. A ação ocorreu na BR-153 e envolveu equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal e Polícia Civil.
O material, de origem estrangeira e com importação proibida no Brasil, estava oculto sob cebolas, abóboras, morangas e alho em um caminhão Mercedes-Benz 1318, com placas de Tavares (RS). O motorista, de 49 anos, e uma mulher de 29 anos que o acompanhava disseram inicialmente que transportavam apenas hortaliças.
Durante a fiscalização, os policiais localizaram aproximadamente 1.200 litros de agrotóxicos, volume equivalente a cerca de 1,2 tonelada. Segundo as autoridades, a carga havia sido introduzida ilegalmente no país.
Além do caminhão, uma caminhonete Hilux – também com placas de Tavares – foi abordada. No veículo estavam um homem de 30 anos, natural de Osório, e uma mulher de 27 anos, de Tramandaí. Segundo a investigação, eles atuavam como batedores, avisando sobre possíveis barreiras policiais ao longo do trajeto.
Os quatro suspeitos foram encaminhados à polícia judiciária junto aos veículos e à carga apreendida. Eles devem responder por contrabando e associação criminosa.
