A Polícia Civil, através da Draco, deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Bússola, com foco em grupo criminoso estruturado para a prática da lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
Durante as investigações, os policiais identificaram um grupo com sede em Pelotas responsável pela distribuição de cocaína e crack em grande quantidade para diversos municípios do Estado, como Uruguaiana e Santana do Livramento.
Ao longo das investigações, foram apreendidos mais de 20 kg de crack e 10 kg de cocaína, droga avaliada em mais de R$ 3 milhões.
Considerando os altos valores envolvidos nas negociações no mercado ilícito, a Draco passou a focar no trajeto feito pelo dinheiro originado das negociações de drogas, tendo sido identificados inúmeros “laranjas” que possibilitavam as transações de valores.
Na Operação Bússola foram efetuados o bloqueio de valores em inúmeras contas bancárias vinculadas a 29 pessoas físicas e jurídicas. No total, são mais de 100 contas bloqueadas. Os valores ainda não foram contabilizados, mas podem chegar a mais de R$ 10 milhões.
Considerando que os principais líderes do grupo criminoso encontram-se recolhidos no sistema prisional, o foco da ação policial é exclusivamente atingir os valores oriundos do comércio ilícito de drogas.
