Considerada principal via de acesso à cidade, a obra de requalificação da avenida Fernando Osório, zona norte de Pelotas, foi entregue à comunidade durante ato simbólico nesta terça-feira (10). Para o prefeito Fernando Marroni (PT), a conclusão do trabalho, que levou em torno de 15 meses, além de promover mais autoestima na comunidade, oferece uma pavimentação adequada e traz melhorias para a mobilidade urbana, o que beneficia todos os pelotenses e todos os visitantes do município.
Acompanhado de secretários no cruzamento com as avenidas 25 de Julho e Salgado Filho, que passou por redesenho geométrico para simplificar as conversões e desafogar o trânsito, Marroni lembrou que exatamente naquele trecho a prefeitura assegurou via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, a construção de um viaduto que vai trazer mais impactos positivos no principal cruzamento da avenida Fernando Osório.
Mudanças
Além do redesenho geométrico do ponto em que a Fernando Osório se encontra com as avenidas 25 de Julho e Salgado Filho, o contrato passou por redesenho durante a atual gestão para que as camadas asfálticas tivessem as espessuras técnicas recomendadas para uma maior durabilidade do pavimento. Foi acrescido um centímetro em toda extensão da obra, desde a praça 1º de Maio (Praça do Colono) até a BR-116, totalizando 7,3 quilômetros. Em alguns pontos, onde havia paralelepípedos, como no trecho em frente à faculdade Anhanguera, foi necessário aplicar seis centímetros de asfalto, além de reforçar a estrutura com rachão.
A requalificação também demandou obras de drenagem em diversos trechos, sinalização horizontal e vertical e pavimento asfáltico em 1,4 quilômetro de ciclovia, na altura do cruzamento com a rua Osmar Schuch até a avenida Leopoldo Brod, na entrada do Pestano.
Mais obras do PAC
O prefeito destacou, além do viaduto na Fernando Osório, outras obras de melhorias viárias previstas para a cidade até 2028, todas com recursos do PAC: o caminho do ônibus, que contempla 12,9 quilômetros de extensão em vários pontos da cidade, a intervenção na avenida Manoel Antônio Peres, que vai ligar as avenidas Domingos de Almeida (zona leste) com República do Líbano (zona norte) e na avenida Theodoro Muller, no bairro Fragata (zona oeste), das avenidas João Goulart a Pinheiro Machado.
