Marroni empossa Paulo Lobo na Secretaria de Esporte e troca consolida rompimento com o PSB

Opinião

Pedro Petrucci

Pedro Petrucci

Jornalista

Marroni empossa Paulo Lobo na Secretaria de Esporte e troca consolida rompimento com o PSB

Por

O prefeito Fernando Marroni empossou nesta segunda-feira (9) Paulo Lobo como novo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Lobo já integrava a estrutura da secretaria, onde atuava como diretor executivo, e passa agora a ocupar o comando da pasta.

A mudança consolida o rompimento político do governo com o vereador César Brisolara, o Cesinha, líder do PSB local. Apesar de o partido ter ocupado espaço no primeiro escalão, com a indicação do então secretário Fabiano Ornel, o vereador passou a adotar uma postura de oposição ao governo na Câmara, com críticas recorrentes e posicionamentos contrários em votações consideradas estratégicas pelo Executivo. A avaliação interna do governo é de que a relação política se tornou incompatível com a manutenção do acordo.

Com a saída de Ornel, indicado pelo PSB, Paulo Lobo se torna o terceiro nome a chefiar a secretaria no governo Marroni. No início da gestão, a pasta havia sido ocupada por Pablo Salomão, também do PSB, exonerado no começo de maio de 2025.

A escolha de Paulo Lobo faz parte de uma costura política com o PSD em nível local. Lobo é considerado homem de confiança do vereador Carlos Júnior, reforçando o movimento do governo de reorganizar sua base de interlocução na Câmara.

Reforma administrativa

A mudança na Secretaria de Esporte também se insere em um contexto mais amplo de reforma administrativa em andamento, que envolve a redistribuição de espaços partidários no primeiro escalão. Ao longo deste ano, Marroni já promoveu outras alterações no secretariado, como a nomeação de Tony Sechi para a Comunicação, no lugar de Lúcio Barreto, e de Diego Gonçalves para a Secretaria de Governo, cargo anteriormente ocupado por Miriam Marroni, afastada por motivos de saúde e que deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Nos bastidores, seguem sendo tratadas como prováveis novas mudanças no primeiro escalão. Está no radar a saída de Ângela Vitória, que comanda a Secretaria Municipal de Saúde, pasta que vem sendo composta politicamente com o PP, e também de Jesué Fonseca, à frente da Secretaria de Inovação, área que está em processo de composição com o PSD. Estas mudanças ainda não foram oficializadas pelo governo.

Acompanhe
nossas
redes sociais