Aposta em turismo de estrangeiros movimenta cenário em Rio Grande

Visitantes

Aposta em turismo de estrangeiros movimenta cenário em Rio Grande

Cidade está na rota dos transatlânticos e deverá recepcionar mais um no dia do seu aniversário

Por

Aposta em turismo de estrangeiros movimenta cenário em Rio Grande
Roteiro inclui passagem por pontos históricos, culturais e científicos, como o Museu Oceanográfico da Furg. (Foto: Divulgação)

Em uma ação conjunta da prefeitura de Rio Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (SMDITMar), com entidades e empresas locais, a cidade direciona seus esforços para recepcionar turistas estrangeiros que atracam no porto nos transatlânticos. Até então, os visitantes desembarcavam na cidade durante o abastecimento, mas não seguiam roteiros para conhecer os atrativos gastronômicos e culturais do município.

O secretário adjunto da SMDITMar, Edward Moraes, destaca que a cidade já está inclusa no mapa do Ministério do Turismo na categoria A (assim como Pelotas), sendo a mais alta classificação de cidade turística. “Tivemos visitas das operadoras em março do ano passado, preparamos e vendemos o município, e a agência acreditou nesse potencial. Passamos a ver Rio Grande também como uma cidade turística”, diz.

Edward também afirma que, apesar do potencial turístico que a cidade tem, o setor nunca havia sido encarado como um espaço para a geração de emprego e receita. “Nós temos belezas naturais lindíssimas, temos um município pronto para receber as pessoas, mas o nosso foco nunca foi turismo, nosso foco sempre foi industrial, sempre foi o porto. Temos um avanço econômico muito grande, mas acho que essa é uma construção lenta, mas que está acontecendo”, garante.

No último dia 30 de janeiro, Rio Grande recebeu o segundo cruzeiro internacional da temporada. O navio “Oceania Vista” tem capacidade para aproximadamente 1,3 mil passageiros, além de cerca de 700 tripulantes. A chegada da embarcação da companhia Oceania Cruises consolidou a inserção da cidade nos roteiros internacionais da costa sul-americana. Os passageiros eram de diversos países como Estados Unidos, Austrália e Japão.

Roteiros

Ao atracar no Porto de Rio Grande, os turistas são recepcionados pela Associação dos Artesãos da cidade, com espaço para venda de souvenirs, além de uma estrutura já montada para recebê-los. Eles experimentam também uma apresentação artística gaúcha, com cantores nativistas e danças tradicionais.

Depois, o grupo é dividido a partir dos pacotes de visita comprados, além dos que são encaminhados para conhecer o Centro Histórico e o Museu Oceanográfico da Furg. Cerca de 20 ônibus realizam os traslados pela cidade.

Na praça Xavier Ferreira, uma das principais do município em relevância histórica, os visitantes são recebidos com uma feira organizada pela secretaria de Cultura, pela Rede de Mulheres Empreendedoras e por indígenas. Acontecem apresentação de danças tradicionais, corais e de uma escola de samba do município. Nesta última recepção, uma doceria de Pelotas também participou da atividade. “Além da mostra cultural, mostramos o doce da cidade vizinha, justamente para destacar as nossas potencialidades de gastronomia e de tudo que a nossa região tem para oferecer. Tem todo o envolvimento, que é a nossa função. O turista volta após a gente receber ele bem”, afirma Moraes.

Economia

Sobre o incremento na economia do município com a passagem dos transatlânticos, o secretário adjunto da SMDITMar reforça que, só para o navio atracar no porto de Rio Grande, há um pagamento e, logicamente, a prefeitura já começa a absorver uma parte de impostos relacionados aos serviços de embarque e desembarque. O atendimento é todo realizado por empresas locais, desde os guias e tradutores, até o traslado, a gastronomia, os passeios e toda a movimentação e consumo dentro da cidade. “Tem uma cadeia produtiva toda envolvida. O turismo é isso. Então, é muito importante para nós esse desenvolvimento. A gente mostra de uma forma positiva a cidade de Rio Grande e a nossa região”, diz.

Observatório de Turismo

Rio Grande tem um observatório de turismo dentro da SMDITMar que faz a análise de todas as visitas do Centro de Atendimento ao Turista, dos dados da Ecovias Sul, da rede hoteleira, da gastronomia, e compila esses dados para que haja mais assertividade nas promoções do setor no município.

Próximo transatlântico

O município já tem data para receber o próximo transatlântico da temporada, será no próximo dia 19 de fevereiro, quando a cidade de Rio Grande completará 289 anos. Além de uma programação especial de aniversário, o município incluirá mais uma recepção de turistas estrangeiros em seu roteiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais