Sobre a coragem de sonhar

Opinião

Felipe Gonçalves

Felipe Gonçalves

Psicólogo

Sobre a coragem de sonhar

Por

O sonho no seu coração pode ser maior do que o ambiente em que você está.

Às vezes, é preciso sair desse ambiente para vê-lo se concretizar. Sabe quando sentimos que somos uma peça desencaixada em algum lugar? Admito que já me senti assim algumas vezes na vida. Com o passar do tempo, entendi que, muitas vezes, o problema não somos nós, mas sim a incongruência entre o que temos a oferecer – de energia, cognição, vivência – e as limitações do ambiente.

Não estou só falando de ambientes físicos. Isso pode ocorrer até mesmo dentro da sua cabeça. Muitas limitações existem porque damos espaço para elas existirem. Você já se atreveu a sonhar?

Às vezes temos sonhos gigantes, e nos cercamos de pessoas frustradas.

Às vezes você tem planos ousados, mas os compartilhamos com quem tem medo de traçar o próprio caminho e segui-lo com inegociável coragem.

Ou ainda, você quer mudar hábitos – seja como cuida da saúde até como toma decisões no seu negócio – mas olha você aí, questionando-se se realmente deve fazer as coisas de maneira diferente…

Se tem algo que eu aprendi nos últimos anos é que a coragem, o estudo profundo e a capacidade de fazer boas leituras de cenário e com isso tomar boas decisões é o que faz a diferença para dormirmos ao final do dia com o coração no lugar que deve estar. Somos senhores das nossas próprias escolhas e escolher agir diferente também é uma opção.

Há algo importante também sobre perspectiva: conseguimos sonhar tanto quanto conseguimos visualizar aquele sonho como possibilidade. Por isso, ampliar nossas referências de tudo na vida sempre será bem-vindo. Nosso cérebro só conseguirá criar caminhos para alcançar algum objetivo quando conhecermos pessoas que já o alcançaram.

Não estou sugerindo para você descartar pessoas da sua vida, mas sim para que reflita sobre como o ambiente e a sua própria mente estão te influenciando. Talvez seja hora de ampliar o horizonte.

Não se reduza para caber em fórmulas prontas. Estude profundamente. Tenha coragem, visão. E não esqueça de viver durante o caminho.

Acompanhe
nossas
redes sociais