Começa no próximo domingo a temporada 2026 da Fórmula Truck, tradicional competição de caminhões. A edição deste ano contará mais uma vez com a presença do piloto pelotense Jorge Ribeiro, o Jorginho Feio, com seu caminhão azul de número 23. A primeira etapa será disputada no tradicional circuito de Interlagos, em São Paulo.
Jorginho Feio permanece competindo na categoria Eletrônico pela equipe Impacto Race. Em 2025, conquistou três vitórias na Copa Speed Max, corrida que fecha a programação do fim de semana entre os pilotos que não alcançaram o pódio em suas categorias e que vale uma premiação separada.
O pelotense chegou a sonhar com o título da Fórmula Truck, que acabou não vindo. A expectativa para 2026 é conseguir um desempenho ainda melhor. “O propósito da gente é sempre ganhar, vamos para cima. O caminhão e a equipe têm que estar sempre alinhados. A equipe prepara bem o caminhão, ela é fora de série. Eu como piloto tenho que fazer a minha parte também”, disse Jorginho antes da viagem para São Paulo.
Como não existem testes de pré-temporada, o caminhão 23 de Jorginho irá para a pista somente nesta sexta-feira, no primeiro treino livre, às 13h35min. Será o primeiro contato em pista do piloto com a máquina. Ele ressalta o pouco tempo disponível para preparar o caminhão e realizar os ajustes necessários.
Mesmo diante do cenário de incerteza, com a possibilidade de testar o equipamento de fato apenas dois dias antes da primeira corrida, Jorginho Feio mostra confiança no trabalho realizado em seu caminhão. “É uma pista boa, desafiadora, de alta velocidade e técnica. A gente tem um caminhão bem preparado, bem forte. Fizemos ajustes diferentes no motor, na parte de injeção também”, afirma.
Novidades da temporada
Entre as novidades está a implementação de um novo turbo, que deixará os caminhões com ganho de cerca de um segundo por volta. No entanto, neste início de temporada, nem todos terão a novidade à disposição, caso de Jorginho Feio. Um novo tipo de película protetora no para-brisa também foi adotado, assim como modificações nos pneus.
Em relação ao calendário, as principais novidades são as pistas de Brasília e Cuiabá. Jorginho Feio destaca que serão dois circuitos nos quais andará pela primeira vez. A quarta etapa segue sem confirmação de local e data, mas deve ocorrer em Guaporé, a cerca de duas horas de Porto Alegre.
Preparação
Entre o fim da temporada passada e o início deste ano, Jorginho Feio se preparou andando de kart e trabalhando a parte física em academia. O objetivo foi chegar o mais preparado possível para uma edição que promete ainda mais competitividade, já que muitos pilotos migraram para a categoria Eletrônico, a mesma do pelotense.
“O nosso caminhão sempre foi bem competitivo. Eu, como piloto, não sou tão experiente. O pessoal fala que sou muito competitivo, que meu caminhão é bom, forte. Então vamos pra cima. […] Vai ser uma temporada bem difícil, competitiva para todo mundo”, projeta.
Agenda do fim de semana
O treino que define o grid de largada inicia às 15h do sábado. Já a corrida da categoria Eletrônico será disputada no domingo, às 14h20min, com duração de 35 minutos mais uma volta.
Caso não suba ao pódio, Jorginho Feio poderá disputar a corrida Speed Max às 15h50min, com duração de 20 minutos mais uma volta.
Calendário 2026 da Fórmula Truck
1ª Etapa (1º de fevereiro)
Interlagos – São Paulo
2ª Etapa (15 de março)
Santa Cruz do Sul
3ª Etapa (12 de abril)
Rivera – Uruguai
4ª Etapa (sem data)
Local a confirmar
5ª Etapa (14 de junho)
Cuiabá
6ª Etapa (2 de agosto)
Londrina
7º Etapa (13 de setembro)
Cascavel
8ª Etapa (11 de outubro)
Brasília
9ª Etapa (6 de dezembro)
Santa Cruz do Sul
