Depois de dias de calor intenso, quando as máximas superaram os 32ºC e a sensação térmica os 42ºC na Zona Sul, as atenções voltam-se para a mudança climática até o final de semana. Uma área de baixa pressão, aliada ao ar quente e úmido que predomina na atmosfera sobre o território gaúcho, deverá trazer instabilidade para a maior parte da região, com risco de temporais isolados e queda de granizo.
O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel afirma que os modelos mostram para sábado e domingo a atuação de um centro de baixa pressão no oceano, e um fluxo de umidade em direção ao Rio Grande do Sul. Esta condição favorece a formação de instabilidades com pancadas de chuva e possíveis trovoadas na metade leste do território gaúcho, não ultrapassando os 15 milímetros de acumulado no final de semana.
Sobre a severidade dos temporais, os meteorologistas do CPPMet afastam a possibilidade de estragos mais significativos para a região. Segundo a análise, os próximos dias terão períodos de sol com nuvens e períodos de céu mais nublado. As pancadas devem ocorrer em áreas isoladas, com chance de trovoadas, mas sem uma condição tão severa na maior parte dos municípios.
Esta instabilidade deve perder força na segunda-feira, mas o início da semana ainda poderá contar com chuva fraca e esparsa na Zona Sul e as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 27ºC na maior parte das cidades.
Sul do país nos próximos dias
Os três Estados da região Sul do Brasil deverão enfrentar a concentração da instabilidade sobre seus territórios.
Nesta quinta-feira (29), a atuação da baixa pressão mantém o favorecimento das instabilidades na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com chuva de moderada a forte intensidade, risco de temporais e volumes elevados em algumas áreas. No meio da tarde, as instabilidades se espalham ainda mais pelo território gaúcho, incluindo a região Metropolitana de Porto Alegre. Até a noite, a chuva segue em boa parte do estado paranaense, catarinense e na região central do Rio Grande do Sul. Na Zona Sul gaúcha, o dia pode ter mais aberturas de sol, com chuva mais fraca e isolada.
Já na sexta-feira (30), a influência marítima mantém chuva fraca ao longo da faixa litorânea do Sul. Entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, as pancadas podem ocorrer com intensidade de moderada a forte, devido à presença de uma área de baixa pressão na costa de São Paulo e do Paraná. No Rio Grande do Sul, a chuva moderada deve se concentrar no sudeste.
