Ingressos para o Carnaval estarão disponíveis a partir de terça-feira

Passarela

Ingressos para o Carnaval estarão disponíveis a partir de terça-feira

Senhas para as arquibancadas poderão ser retiradas no Mercado Central, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Janeiro de 2026 às 11:52

Ingressos para o Carnaval estarão disponíveis a partir de terça-feira
(Foto: Volmer Perez)

Com o Carnaval de Rua a todo o vapor, Pelotas se prepara para os desfiles das entidades carnavalescas na Passarela do Samba. Os ingressos solidários para os desfiles das entidades carnavalescas estarão disponíveis no Mercado Central a partir da próxima terça-feira (3). Neste ano, a programação ocorre de acordo com o calendário nacional, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

Neste ano, o acesso do público à Passarela do Samba será feito por meio do chamado ingresso solidário. Para garantir a entrada, os foliões deverão doar um quilo de alimento não perecível no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT), localizado no Mercado Central, das 9h às 18h. No local, a doação dá direito a uma senha, que deverá ser trocada por uma pulseira de acesso na entrada da Passarela do Samba, nos dias de desfile.

As pulseiras serão válidas para todos os dias da programação e os alimentos arrecadados serão destinados à Defesa Civil e à Secretaria de Assistência Social.

Já os camarotes, as mesas cobertas e as mesas não cobertas serão comercializados, com pré-venda também a partir do dia 3, no CAT.

Prefeitura e entidades unidas

O Carnaval 2026 está sendo realizado em parceria do Executivo com a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e a Liga dos Blocos. A vice-prefeita Daniela Brizolara (PSOL) explica que as secretarias municipais serão responsáveis pela montagem da estrutura, limpeza, segurança e iluminação, enquanto a Assecap ficará encarregada da organização dos desfiles.

Após 13 anos, a prefeitura voltou a participar da organização e do financiamento do Carnaval de Passarela. Para Daniela, investir em festas populares é investir na cultura e na economia do município. “O Carnaval gera renda, gera emprego. Além disso, quando falamos de festas e manifestações populares, estamos também resgatando uma questão cultural. Pelotas já teve o terceiro Carnaval mais importante do país”, ressalta.

A vice-prefeita também esclarece questões envolvendo o investimento público em eventos, festas e cultura. “O recurso destinado à cultura só pode ser aplicado na cultura, assim como o da saúde só pode ser aplicado na saúde”, explica. “É importante que as pessoas entendam que cada um tem a liberdade de escolher o que gosta como cultura e lazer”, acrescenta.

Mesmo com a folia fora de época em 2025, o Carnaval de Passarela pelotense recebeu mais de 12 mil pessoas nas arquibancadas. Com o resultado positivo e o retorno à data tradicional, Daniela aposta que este seja um primeiro passo para o fortalecimento do evento em Pelotas. “Nossa projeção e expectativa agora, na data oficial, é de um público ainda maior, com clima mais favorável”, conclui.

Programação na Passarela do Samba

A programação começa na sexta-feira, 14 de fevereiro, com o Desfile dos Blocos Burlescos. Passam pela passarela os blocos Vaca Louca da Várzea, Candinha de Cerquinha, Bruxa da Várzea, Bafo de Onça e Mafa do Colono.

No domingo (15), a partir das 17h25min, ocorre o Concurso das Escolas Mirins, com a participação da Águia de Ouro, Super Pateta, Ramirinho e Mocidade Simões. Na mesma noite, a partir das 21h45min, será realizado o concurso das Escolas do Grupo Especial, com os desfiles do Bloco Saúde e Integração, Unidos do Fragata, Academia do Samba e General Telles.

Já na segunda-feira (16) ocorre o Concurso das Bandas Carnavalescas. A partir das 20h, desfilam pela Passarela do Samba a Banda do Paraíba, Edu Polvo, Leocádia, Explosão, Dona da Noite, Kibandaço e Entre a Cruz e a Espada.

Encerrando a programação na Passarela do Samba, na terça-feira (17), ocorre a divulgação dos resultados e o Desfile das Campeãs de cada uma das categorias. No entanto, a folia continua animando os pelotenses até o dia 22 de março com o Carnaval de Rua.

Acompanhe
nossas
redes sociais