Banda Sinfônica Acadêmica encerra as atividades do festival no Guarany nesta quinta-feira

14° Edição

Banda Sinfônica Acadêmica encerra as atividades do festival no Guarany nesta quinta-feira

Nesta quinta e sexta-feira (30) acontecem as últimas apresentações artísticas do Festival Internacional Sesc de Música

Por

Banda Sinfônica Acadêmica encerra as atividades do festival no Guarany nesta quinta-feira
Theatro centenário foi palco de uma dezena de espetáculos ao longo de quase duas semanas (Foto: Paulo Rossi)

A Banda Sinfônica Acadêmica encerra na noite desta quinta-feira (29) o penúltimo dia de apresentações artísticas do 14º Festival Internacional Sesc de Música, antecipando o clima de despedida que marca os últimos dias do evento em Pelotas. Sob regência da maestra Monica Giardini, o conjunto formado por alunos do Festival sobe ao palco do Theatro Guarany, pela última vez nesta temporada às 20h30min, em culminância com a intensa formação artística e convivência musical, desde o dia 19.

Consolidado como um dos principais encontros de música de concerto da América Latina, o Festival caminha para o encerramento reafirmando sua dimensão formativa e sua forte relação com a cidade. Ao longo da edição, mais de 115 apresentações gratuitas ocuparam espaços históricos e comunitários de Pelotas, aproximando diferentes públicos da música de concerto e evidenciando a vocação plural do evento.

Porém, até o encerramento, a programação segue intensa. Hoje ainda o público poderá acompanhar atividades como o Recital de Alunos no Conservatório de Música da UFPel. O Festival na Comunidade ainda levará, às 16h, o Grupo de Cordas do Festival ao Hospital Espírita. À noite acontecerá o último recital com os mestres que estiveram ao longo de dez dias ministrando aulas aos alunos. O encontro com os professores acontecerá no Conservatório de Música da UFPel.

Tradicional

O adeus ao público ocorrerá nesta sexta-feira (30), com o tradicional concerto ao ar livre no Largo do Mercado Central de Pelotas. A apresentação de encerramento será conduzida pela Orquestra Acadêmica, formada por alunos do Festival, sob regência do maestro Evandro Matté, diretor artístico do evento. O espetáculo reúne ainda o Coral da Sociedade Pelotense Música pela Música, o Grupo Ballet de Pelotas e uma homenagem à professora de balé Dicléa Ferreira de Souza, que há mais de 60 anos dirige uma escola de dança na cidade. “Ficamos muito felizes com a homenagem, sobretudo por ser em vida”, fala Daniela de Souza, filha da bailarina.

Sobre o que o Grupo Ballet de Pelotas vai apresentar, Daniela antecipa que será levado ao palco um trecho da obra Kyklos do Grupo com coreografia de Daniela Souza e Victor Medronha.

Homenagens

De acordo com a assessoria do evento, o repertório foi pensado como uma celebração da memória e da diversidade cultural, com homenagens aos 400 anos das Missões Jesuíticas e aos 100 anos do Centro Português de Pelotas. Obras de Antonio Vivaldi, Radamés Gnattali e Liduino Pitombeira integram o programa, que transita entre o erudito e o popular, o clássico e o contemporâneo.

Para Evandro Matté, o concerto final sintetiza a experiência vivida ao longo do Festival. “É um momento de celebração coletiva, em que a cidade vê no palco o resultado de dias intensos de estudo, troca e criação, reunindo alunos, professores e artistas locais”, destaca.

Programação

Quinta-feira (29)

  • 13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel
  • 16h – Grupo de Cordas do Festival – Hospital Espírita
  • 17h30min às 19h – Apresentações Lounge do Festival (Mercado Público)
  • 19h – Recital de Canto Lírico, Cordas e Piano | Eiko Senda (JAP), Max Uriarte (BRA), Cristian Budu (BRA), Liviu Prunaru (ROM), Sophia Reuter (ALE), Valentina Sviatlovskaia (RUS), Stanimir Todorov (BUL) – Conservatório de Música da UFPel
  • 20h – Camerata Sesc Pelotas – Paróquia Amor Divino – Colônia Santo Antônio
  • 20h30 – Banda Sinfônica Acadêmica – Regente Monica Giardini (BRA) – Theatro Guarany

 

Acompanhe
nossas
redes sociais