Conexões Brasil–China pautam evento sobre construção civil em Pelotas

business

Conexões Brasil–China pautam evento sobre construção civil em Pelotas

Encontro reúne empresários e profissionais do setor para debater inovação, arquitetura e oportunidades de negócios

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Janeiro de 2026 às 08:26

Conexões Brasil–China pautam evento sobre construção civil em Pelotas
Objetivo é apresentar as possibilidades que o país asiático oferece ao setor (Foto: Jô Folha)

Uma missão empresarial da empresa LS Solutions à China resultou na realização de um evento sobre construção civil, arquitetura, inovação e novas conexões internacionais em Pelotas. Promovido pelo escritório de engenharia Joal Teitelbaum, o encontro ocorre no dia 4 de fevereiro, a partir das 18h, no Rampa Innovation Hub, e deve reunir entre 50 e 70 participantes, entre empresários, profissionais da área e convidados.

A missão à China aconteceu em outubro de 2025 e contou com a participação de representantes da Joal Teitelbaum, da LS Solutions, do Quartier e de diversos empresários do setor da construção civil ligados ao Sinduscon. “Decidimos retribuir promovendo um evento para debater e trocar experiências sobre a vivência na China”, explica Miquelangelo Barcelos, head de relações institucionais do Rampa.

A China foi escolhida como foco por ser considerada o principal player do business global. Segundo Barcelos, o país se destaca nos níveis de produção, exportação e desenvolvimento tecnológico, estando à frente em áreas como computação quântica e transição energética. “A China é o país do momento. Já é a maior economia do mundo quando se considera a paridade do poder de compra”, destaca.

De acordo com ele, o principal objetivo do encontro é apresentar as possibilidades e oportunidades que o país asiático – principal parceiro comercial do Brasil e do Rio Grande do Sul – oferece ao mundo. “A ideia é evidenciar essas oportunidades, seja na exportação, com empresas brasileiras vendendo para o mercado chinês, seja na importação, facilitando o acesso a tecnologias, equipamentos e soluções para otimizar processos e melhorar a competitividade”, afirma.

Para além das grandes inovações, como o robô humanoide chinês, ele chama atenção para soluções aplicadas ao cotidiano. “Elas podem melhorar a nossa vida, permitir que produzamos mais, desperdicemos menos e sejamos mais eficientes. Essas trocas são essenciais para a nossa evolução”, conclui.

Agenda do encontro

A programação inicia com a apresentação do bairro Quartier, onde o Rampa está inserido, conectando desenvolvimento urbano, arquitetura e inovação. Às 18h, ocorre a abertura oficial, com coffee de recepção.

Na sequência, será apresentado o contexto da missão, as percepções adquiridas e como elas ampliam as possibilidades de conexões internacionais para empresas da região. Em seguida, haverá uma análise do cenário atual da China, marcado por inovação, escala produtiva, tecnologia e forte posicionamento global.

O segundo painel aborda a atuação da LS Solutions na estruturação de operações de importação e na conexão entre Brasil e China, apresentando caminhos práticos para empresas. Na sequência, o debate se volta à arquitetura chinesa e seus aspectos culturais, construtivos e urbanos, além de referências que dialogam com o cenário brasileiro e os desafios atuais do setor.

Acompanhe
nossas
redes sociais