42ª Feovelha deve receber mais de 50 mil visitantes

evento

42ª Feovelha deve receber mais de 50 mil visitantes

Destaque para projeto Cabanheiro do Futuro para crianças de até 14 anos

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Janeiro de 2026 às 15:45

42ª Feovelha deve receber mais de 50 mil visitantes
Atividades também serão voltadas às crianças (Foto: Divulgação)

A 42ª Feira e Festa Estadual da Ovelha, a Feovelha, começa nesta quarta-feira (28), em Pinheiro Machado, com expectativa de público recorde, superior a 50 mil visitantes. O evento segue até o dia 1º de fevereiro, no Parque Charrua, e registra números expressivos já na largada, como recorde de animais inscritos e grande procura por estandes comerciais. A Feovelha integra oficialmente o calendário das Feiras de Verão Sabor Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulo Alves, o clima é de otimismo. “A sensação é muito boa. Estamos muito felizes, porque tudo é favorável: número significativo de animais inscritos, inscrições da Arco encerradas com sucesso e superiores às do ano passado, parque lotado e grande procura dos expositores. Tenho certeza de que teremos mais uma grande Feovelha”, afirma.

A feira consolida Pinheiro Machado como capital da ovinocultura e reúne remates, exposições de animais de alta linhagem, programação técnica, feira de artesanato, concursos culturais e atrações musicais.
Entre os destaques culturais estão os shows do projeto Desd’Ontonte, além de apresentações do Quarteto Fronteira e do Grupo Virou Maniah, na Arena de Shows.

Na área técnica, a Feovelha promove debates sobre o futuro da cadeia produtiva, com foco na valorização da carne ovina, investimentos em genética, qualificação dos produtores e diversificação de produtos. Alves ressalta que os cursos do Senar e o avanço genético já refletem na melhoria da qualidade da produção regional e na ampliação de mercados consumidores.

Atração

O projeto Cabanheiro do Futuro, iniciativa da Comissão Jovem da Arco, com apoio do Sindicato Rural terá atividade no sábado, dia 31, às 14h, na pista de julgamentos, e é voltada a crianças e adolescentes de até 14 anos, com ações educativas sobre manejo, apresentação e avaliação de ovinos, aproximando também jovens do meio urbano da pecuária e da sucessão familiar no campo.

A coordenadora da Feovelha, Vivi Alves, destaca a importância desse evento ser realizado na feira. “De forma dinâmica e inspiradora os participantes aprendem sobre a ovinocultura e a sua devida importância, despertando aí os futuros cabanheiros, incentivando a sucessão familiar no campo”, assinala.

Confira a programação

28 de janeiro

  • Até às 19h – Entrada dos animais destinados ao Rematão
  • Até às 19h – Montagem e organização dos estandes

29 de janeiro

  • 9h – Julgamento de admissão de todas as raças
  • 9h às 18h – Oficina de Ovinocultura – Tabuleiro: Os caminhos para ter mais renda na atividade, em frente ao Senar
  • 10h – Julgamento dos Melhores Lotes do Rematão
  • Até às 12h – Chegada dos animais de todas as raças destinados a julgamento
  • 13h30min – Reunião conjunta da Câmara Setorial de Ovinocultura da SEAPI e Comissão de Ovinos da Farsul, no Espaço do Poder Público
  • 14h – Abertura do Espaço Terroir
  • 14h – Abertura do Pavilhão da Indústria e Comércio
  • 14h – Entrega de prêmios dos Melhores Lotes do Rematão, no Pavilhao de Remates
  • 14h30min – Início do Rematão, no Pavilhão de Remates (pista)
  • 17h – Roda de Negócios – Sebrae Delas, no espaço do Sebrae
  • 20h – Feovelha Show – Quarteto Fronteira e

Acompanhe
nossas
redes sociais