A 42ª Feira e Festa Estadual da Ovelha, a Feovelha, começa nesta quarta-feira (28), em Pinheiro Machado, com expectativa de público recorde, superior a 50 mil visitantes. O evento segue até o dia 1º de fevereiro, no Parque Charrua, e registra números expressivos já na largada, como recorde de animais inscritos e grande procura por estandes comerciais. A Feovelha integra oficialmente o calendário das Feiras de Verão Sabor Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulo Alves, o clima é de otimismo. “A sensação é muito boa. Estamos muito felizes, porque tudo é favorável: número significativo de animais inscritos, inscrições da Arco encerradas com sucesso e superiores às do ano passado, parque lotado e grande procura dos expositores. Tenho certeza de que teremos mais uma grande Feovelha”, afirma.
A feira consolida Pinheiro Machado como capital da ovinocultura e reúne remates, exposições de animais de alta linhagem, programação técnica, feira de artesanato, concursos culturais e atrações musicais.
Entre os destaques culturais estão os shows do projeto Desd’Ontonte, além de apresentações do Quarteto Fronteira e do Grupo Virou Maniah, na Arena de Shows.
Na área técnica, a Feovelha promove debates sobre o futuro da cadeia produtiva, com foco na valorização da carne ovina, investimentos em genética, qualificação dos produtores e diversificação de produtos. Alves ressalta que os cursos do Senar e o avanço genético já refletem na melhoria da qualidade da produção regional e na ampliação de mercados consumidores.
Atração
O projeto Cabanheiro do Futuro, iniciativa da Comissão Jovem da Arco, com apoio do Sindicato Rural terá atividade no sábado, dia 31, às 14h, na pista de julgamentos, e é voltada a crianças e adolescentes de até 14 anos, com ações educativas sobre manejo, apresentação e avaliação de ovinos, aproximando também jovens do meio urbano da pecuária e da sucessão familiar no campo.
A coordenadora da Feovelha, Vivi Alves, destaca a importância desse evento ser realizado na feira. “De forma dinâmica e inspiradora os participantes aprendem sobre a ovinocultura e a sua devida importância, despertando aí os futuros cabanheiros, incentivando a sucessão familiar no campo”, assinala.
Confira a programação
28 de janeiro
- Até às 19h – Entrada dos animais destinados ao Rematão
- Até às 19h – Montagem e organização dos estandes
29 de janeiro
- 9h – Julgamento de admissão de todas as raças
- 9h às 18h – Oficina de Ovinocultura – Tabuleiro: Os caminhos para ter mais renda na atividade, em frente ao Senar
- 10h – Julgamento dos Melhores Lotes do Rematão
- Até às 12h – Chegada dos animais de todas as raças destinados a julgamento
- 13h30min – Reunião conjunta da Câmara Setorial de Ovinocultura da SEAPI e Comissão de Ovinos da Farsul, no Espaço do Poder Público
- 14h – Abertura do Espaço Terroir
- 14h – Abertura do Pavilhão da Indústria e Comércio
- 14h – Entrega de prêmios dos Melhores Lotes do Rematão, no Pavilhao de Remates
- 14h30min – Início do Rematão, no Pavilhão de Remates (pista)
- 17h – Roda de Negócios – Sebrae Delas, no espaço do Sebrae
- 20h – Feovelha Show – Quarteto Fronteira e