No dia 26 de abril de 1926, o Grêmio Atlético Farroupilha completará cem anos de fundação. O ano histórico deve marcar a volta do clube ao futebol profissional, após ficar sem disputar nenhuma competição em 2025.
Com a confirmação da intenção de disputar não só a Terceirona, a partir de setembro, mas também a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a direção do Tricolor busca agora viabilizar os recursos financeiros necessários. A Copinha está agendada para ocorrer entre 6 de maio e 29 de julho.
Recentemente, Adriana Costa foi aclamada para continuar como presidente no biênio 2026-27, em seu segundo mandato. Fábio Costa passou a ser vice-administrativo e também acumulará o cargo de diretor de futebol. Nome histórico do Farroupilha, Alcy Moraes retornou à função de vice-presidente de futebol. O experiente dirigente terá a missão de formar o plantel, além de ser um dos nomes importantes nas comemorações do centenário. Alcy também irá lançar o livro dos 100 anos do Farroupilha.
“Nós estamos correndo atrás dos recursos, para em cima desses valores, planejar o tamanho que vai ser o nosso time. […] Para o torcedor tricolor eu não vou prometer, mas vou dizer que empenharei todos os meus esforços e dos meus colegas do departamento de futebol para dar esse presente no ano do centenário, que é a subida do Farroupilha para a Série A-2”, destaca o dirigente em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.
Técnico confirmado
O vice-presidente do Farroupilha também confirmou a contratação de Bruno Coelho como treinador. Ex-técnico do próprio Fantasma, Gregory Macedo também fará parte da comissão técnica.
Bruno Coelho comandou o São Paulo de Rio Grande na Terceirona do ano passado, chegando até a semifinal, mas sem conquistar o acesso. Antes, trabalhou nas categorias de base do Brasil e levou a equipe sub-20 à elite estadual em 2024, porém acabou sendo rebaixado em 2025.
Arena Ninho do Cardeal
Em 2023 e 2024, o Farroupilha mandou seus jogos no Bento Freitas. Ainda sem estádio próprio, Alcy afirma que pretende conversar com as direções da dupla Bra-Pel para um possível acordo e não descartou a possibilidade de atuar em Rio Grande.
Pelo planejamento inicial, a Arena Ninho do Cardeal já deveria estar pronta, mas a construção na avenida 25 de Julho, às margens da BR-116, está paralisada há mais de meio ano devido a uma pendência na Justiça do Trabalho.
“Temos que desembrulhar essa questão do estádio. Isso também será resolvido imediatamente”, projeta o vice-presidente de futebol do Tricolor.
“Torcida tricolor, vamos levantar as nossas bandeiras. Otimismo, vamos acreditar e, acima de tudo, trabalhar muito. Este ano será de muitas glórias para o nosso Tricolor”, complementou o dirigente.
Ano sem futebol
Em 2025, o Farroupilha chegou a anunciar treinador e um profissional para montar o elenco, mas antes mesmo de confirmar reforços, desistiu de disputar a Terceirona. À época vice-presidente de futebol, Fábio Costa confirmou os acertos com Geverton Duarte para comandar o Fantasma, enquanto o ex-jogador Roger Bastos assumiria o cargo de executivo de futebol. Ambos chegaram a conceder entrevistas para detalhar o planejamento, porém a direção voltou atrás na decisão e confirmou a desistência ao não comparecer ao congresso técnico da competição, realizado na sede da FGF.
Para 2026, o torcedor do Farroupilha vive a expectativa de que, desta vez, o clube mantenha o planejamento e dispute as duas competições, além de concluir a Arena Ninho do Cardeal. A última partida oficial do Farroupilha ocorreu em 26 de outubro de 2024. Já eliminado da Terceirona após perder oito pontos no TJD, o time se despediu com derrota por 1 a 0 para o Riograndense, atuando como mandante no Bento Freitas.
