Após o recesso do final de ano, a temporada 2025-26 do turfe pelotense será reaberta neste domingo (11), a partir das 14h, com a realização de quatro páreos no Jockey Club de Pelotas. Com a temporada na metade, esquenta a briga pelos títulos de melhores do ano turfístico e, no campeonato de jóqueis, o domingo promete disputas acirradas e uma possível mudança no topo da tabela.
Atual campeão e líder da Estatística, com oito vitórias, o uruguaianense radicado em Porto Alegre, Kauã Gonçalves, não participará das corridas, abrindo a porta para que Leonardo Fonseca e Douglas Paz, ambos com seis vitórias, possam encostar e até tomar a liderança. Nesta briga particular, D. Paz leva vantagem, por ter sido escalado para todos os quatro páreos, enquanto L. Fonseca disputará somente três provas. Tricampeão da Estatística nas temporadas 2021-22, 2022-23 e 2023-24, L. Fonseca tenta se reafirmar como o principal jóquei radicado em Pelotas.
As provas deste domingo serão disputadas em mil, 1,2 mil, 1,4 mil e 1,6 mil metros, sendo a última a mais importante do programa.
Outras categorias
Nas categorias de treinadores, proprietários e animais, a situação é mais tranquila, e os líderes não podem ser alcançados pelos adversários. Entre os treinadores, Jean Pierre Correa contabiliza dez vitórias contra cinco de Roberson Teixeira.
O proprietário que mais venceu na primeira parte da temporada foi o Stud Kategoria, de Léo Madruga, que alcançou 12 vitórias em nove reuniões. Na segunda colocação aparece o Stud Lobão de Pelotas, com quatro sucessos.
O melhor cavalo da temporada, até o momento, é Haragano Corunilha, do Stud Kategoria, que venceu três corridas. Em segundo, com duas vitórias cada, aparecem Oscar de La Roya, do Stud Lobão de Pelotas, Eco Alfa, do Stud Kategoria, e a égua Pueblo Del Mar, do Haras Santa Tereza do Bom Retiro. Nenhum deles foi inscrito para a domingueira.
