Chegou o dia da bola rolar na principal competição do Rio Grande do Sul. O Gauchão 2026 inicia neste sábado, sem ao menos um representante da dupla Bra-Pel, após o rebaixamento de Brasil e Pelotas em 2025.
Como esperado, a dupla Gre-Nal entra como favorita, mas em 2026 terá o desafio de disputar o Campeonato Brasileiro de forma paralela a partir da reta final da primeira fase. O cenário pode beneficiar as equipes do interior, que estarão focadas 100% na competição, além de contar com um tempo maior de preparação.
Todos os adversários já estavam em pré-temporada, enquanto Grêmio, Internacional e Juventude disputavam a reta final da Série A. No caso do time da Serra, a Série B só iniciará em março, o que dará tempo para a equipe focar no Estadual. O último clube do interior campeão foi o Novo Hamburgo, em 2017.
Mudanças no Inter após quase cair
Atual campeão gaúcho, o Internacional terminou 2025 aliviado ao escapar do rebaixamento. O desempenho abaixo do esperado levou a direção a promover mudanças em todo o departamento de futebol. André Mazzuco foi demitido do cargo de executivo, enquanto Andrés D’Alessandro deixou a função de diretor técnico.
Técnico nas duas últimas rodadas do Brasileirão, Abel Braga passou a atuar na direção, e Fabinho Soldado foi contratado para ser o novo executivo de futebol.
Na comissão técnica, o Inter apostou em um treinador estrangeiro: o uruguaio Paulo Pezzolano. Entre 2022 e 2023, ele comandou o Cruzeiro na campanha de retorno à Série A, mas deixou o cargo após não alcançar a final do Campeonato Mineiro.
O elenco vem sendo reformulado, mas, até o momento, com mais saídas do que contratações. Deixaram o Beira-Rio entre o fim de 2025 e o início do Gauchão: Vitão (Flamengo), Ricardo Mathias (Al Ahli), Luis Otávio (Orlando City) e Óscar Romero (sem clube), entre outros.
Até agora apenas o volante Paulinho de Paula, vindo do Vasco, foi anunciado como reforço para 2026. O Colorado iniciará o Gauchão com um time alternativo, mesclando atletas com pouco espaço no elenco principal e jogadores do sub-20.
Tricolor sob nova gestão
Já o Grêmio teve uma campanha no Brasileiro mais tranquila do que a do Inter, mas a temporada também não foi positiva. O Tricolor foi eliminado de forma precoce na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, além de perder o título gaúcho pela primeira vez desde 2017.
O clube terá uma nova direção em 2026. Odorico Roman foi eleito presidente e assume o lugar de Alberto Guerra. Paulo Pelaipe foi contratado como executivo, substituindo Luís Vagner Vivian. Antônio Dutra Jr. é o novo vice-presidente de futebol, e Rafael Lima assume como diretor de futebol. O técnico Mano Menezes não renovou contrato após levar o Grêmio ao nono lugar no Brasileirão. Odorico acertou a contratação do português Luís Castro, ex-treinador do Botafogo.
No elenco, vários atletas deixaram o clube, mas apenas um era considerado titular. O atacante Alysson, de 19 anos, foi vendido ao Aston Villa, da Inglaterra. Também saíram Alex Santana (Corinthians), Adriel (AVS), Arezo (Peñarol), Ronald (Fortaleza), João Lucas (Remo), Camilo (Chapecoense), Jemerson (sem clube) e Jorge (Ceará), entre outros.
Até o momento apenas o lateral-esquerdo Caio Paulista havia sido contratado. No entanto, o Grêmio está próximo de confirmar os acertos com os atacantes Tetê e José Enamorado, colombiano que vinha atuando no Junior Barranquilla.
Luís Castro deve escalar o Grêmio com força máxima desde a primeira rodada do Gauchão.
Gauchão tem novo formato
O formato do Gauchão deste ano mudou. As equipes do grupo A (Avenida, Guarany, Internacional, Juventude, São José e São Luiz) enfrentam apenas os times do grupo B (Caxias, Grêmio, Inter-SM, Monsoon, Novo Hamburgo e Ypiranga).
Após seis rodadas, os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos de cada chave disputam um quadrangular para definir os dois rebaixados.
Os perdedores das quartas de final disputam, de forma paralela, a Taça Farroupilha, cujo campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027.
Transmissão na Rádio Pelotense
A Rádio Pelotense 99,5 FM transmitirá os jogos da dupla Gre-Nal no Campeonato Gaúcho em cadeia com a Rádio A Hora, de Lajeado. O primeiro jogo será neste sábado, às 21h, entre Avenida e Grêmio, direto do estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. No domingo, o Internacional estreia diante do Novo Hamburgo, às 18h, no Beira-Rio.
É importante frisar que entrarão em cadeia apenas os jogos realizados em horários que não coincidam com a programação ao vivo da Pelotense.
Agenda | 1ª rodada
Sábado
16h | Juventude x Ypiranga
19h | Guarany x Monsoon
21h | Avenida x Grêmio
Domingo
16h | São Luiz x Caxias
18h | Inter x Novo Hamburgo
19h | São José x Inter-SM
