Jean Pierre se prepara para apitar o 20º Gauchão da carreira

Entrevista na Rádio Pelotense

Jean Pierre se prepara para apitar o 20º Gauchão da carreira

Arbitragem pelotense terá cinco representantes no Campeonato Gaúcho, que inicia no próximo fim de semana

Por

Jean Pierre se prepara para apitar o 20º Gauchão da carreira
Jean Pierre participou nesta segunda do programa Resenha Esportiva (Foto: Gabriel Leão)

No próximo sábado, a bola vai rolar para mais um Campeonato Gaúcho. Desta vez, sem representantes de Pelotas entre as equipes participantes, após o rebaixamento da dupla Bra-Pel no ano passado. Porém, a cidade terá participação na arbitragem, com quatro árbitros e um assistente.

Destaque para Jean Pierre Lima. Aos 46 anos, o ex-aspirante ao quadro da Fifa irá apitar o seu 20º Gauchão da carreira. Hoje trabalhando apenas no quadro da Federação Gaúcha de Futebol, o árbitro pelotense esteve na Rádio Pelotense 99.5 FM para relembrar os principais momentos da carreira e projetar o futuro da arbitragem.

“Para mim é sempre muito gostoso trabalhar no Campeonato do Gaúcho. É um campeonato que nos prepara muito, prepara o árbitro, um campeonato muito aguerrido. […] Vou para deixar tudo de mim, entregar o meu melhor, e eu tenho certeza que não só eu, mas os meus colegas vão com esse sentimento também”, disse.

Jean Pierre diz ter perdido as contas de quantas partidas apitou pelo Gauchão nessas duas décadas. O árbitro também abordou temas como a utilização do VAR. Em 2026, será a segunda edição com o uso da tecnologia em todos os jogos do Campeonato Gaúcho. Os árbitros selecionados entram em pré-temporada amanhã, onde permanecem até sábado, justamente no dia em que iniciará a competição.

Em relação ao uso do VAR em todos os jogos no Gauchão, Jean Pierre se mostra favorável, mas aponta a necessidade de melhora em alguns pontos. A questão da transmissão é um fator considerado importante. Um jogo ao vivo na TV aberta tem uma quantidade maior de câmeras e uma qualidade maior de imagens, que auxiliam a equipe do VAR, o que fica mais restrito em uma partida com transmissão apenas online, caso de três duelos da primeira rodada.

“A gente teve alguns problemas, a própria imagem, que a gente vai fazer a captação. O árbitro de vídeo não tem as próprias câmeras, são as imagens geradas por quem está transmitindo a partida. […] Mas eu acho que o primeiro ano foi uma evolução, a gente aprendeu, a orientação passada foi determinada, e eu acho que os árbitros seguiram a risca aquilo que foi determinado pela própria comissão”, afirma.

Na época em que o VAR chegou ao Brasil, Jean Pierre era um dos principais árbitros da CBF. O pelotense viu de perto o início dos processos e a adaptação não só dos árbitros, mas do futebol brasileiro em geral. Mesmo depois de anos, ele acredita que muitos ainda não entenderam o seu funcionamento.

“É uma tecnologia que chegou, não tem mais volta. Acho que os campeonatos que instituíram, eles não voltam mais atrás. Acredito que a gente precise expandir mais esse conhecimento junto aos atletas, junto aos treinadores, dirigentes, torcedores para entender como é que funciona a ferramenta”, completou.

Outros representantes da arbitragem pelotense no Campeonato Gaúcho são Eduardo Bastos, Tiago Clasen e Erico Andrade, além do assistente Paulo Ivan.

Eduardo Bastos

Aos 38 anos, Eduardo Bastos irá trabalhar no seu sexto Campeonato Gaúcho. O profissional pelotense também tem habilitação para comandar o VAR, caso seja escalado por Leandro Vuaden, presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF-RS). Bastos também cita o fato da evolução do trabalho da arbitragem na segunda edição com VAR em todos os jogos do Gauchão.

“Tem coisas boas e tem coisas que tem a melhorar, mas a gente vai para essa pré-temporada com a cabeça aberta para participar, aprender e dividir com os colegas que lá estarão, que também têm mais experiência”, destaca.

Tiago Clasen

Já Tiago Clasen tem 41 anos e aguarda a primeira oportunidade como árbitro principal em jogo do Campeonato Gaúcho ou como VAR. No ano passado, trabalhou em seis jogos como quarto árbitro, um deles o jogo de ida da semifinal entre Grêmio e Juventude, na Arena, e em 2026 espera dar um salto nas escalas.

“Cada ano que passa é tentar melhorar um pouquinho. […] Mas minha expectativa é muito grande. Participando da pré-temporada, estando junto com a elite da arbitragem gaúcha, eu já estou muito feliz”.

Erico Andrade

Aos 43 anos, Erico Andrade irá para o seu décimo Gauchão, sendo o segundo mais experiente no quadro pelotense. Também tem capacitação para trabalhar no VAR, caso seja escalado.

Paulo Ivan

Paulo Ivan é o único assistente pelotense apto a trabalhar no Gauchão 2026. Aos 27 anos, irá para o seu terceiro Campeonato Gaúcho consecutivo.

Confira a entrevista completa com Jean Pierre no player abaixo

Acompanhe
nossas
redes sociais