A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) abriu as inscrições para a 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, no Capão do Leão.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de forma antecipada. O cadastro prévio permite acesso mais rápido ao evento e evita filas no credenciamento presencial, que será realizado por meio de leitura de QR Code.
Realizada em um cenário desafiador para a cadeia produtiva do arroz, a Abertura Oficial da Colheita mantém o papel de espaço para troca de informações, debate técnico e integração do setor. Ao longo de 35 edições anteriores, o evento acompanhou diferentes ciclos da atividade arrozeira, incluindo períodos de alta, estabilidade e retração da produção.
Boas expectativas
A expectativa da organização é receber cerca de 21 mil visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. A programação prevê a participação de 230 expositores entre a Feira e o Roteiro Técnico, além de aproximadamente 50 Vitrines Tecnológicas voltadas a alternativas sustentáveis de rotação com o arroz, como soja, milho, sorgo e forrageiras.
O evento também contará com tecnologias direcionadas à eficiência no manejo da lavoura de arroz, com foco na aplicação prática no dia a dia de produtores, técnicos e equipes de campo. Estão previstas mais de 100 horas de conteúdo distribuídas entre o Auditório Frederico Costa, a Arena de Inovação, o Roteiro Técnico e os estandes da Embrapa e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), entre outros espaços.
As Homenagens Pá do Arroz estão programadas para o dia 24 de fevereiro, às 18h30min. A cerimônia oficial de abertura da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorrerá no encerramento do evento, no dia 26, às 16h30min.
