Redação do Grupo A Hora elege os destaques do ano na Zona Sul do Estado

Reconhecimento

Redação do Grupo A Hora elege os destaques do ano na Zona Sul do Estado

Votação simbólica indica referências em atuação ao longo do ano de 2026

Por

Atualizado quinta-feira,
25 de Dezembro de 2025 às 09:30

Redação do Grupo A Hora elege os destaques do ano na Zona Sul do Estado
Ministério Público foi eleito o órgão do ano na Zona Sul. (Foto: Jô Folha)

O Ministério Público é o órgão do ano na Zona Sul. A escolha foi feita pelo jornal A Hora do Sul e pela Rádio Pelotense 99.5 FM, por meio de enquete realizada com os jornalistas dos dois veículos, que também apontou a prefeita Darlene Pereira (PT), do município do Rio Grande, como a gestora destaque da região. A votação indicou as referências do período e levou em conta aspectos como relevância do trabalho, importância para as atividades regionais e repercussão junto à comunidade.

Órgão do Ano

Em 2025, o Ministério Público esteve atuante em diversas frentes, envolvendo investigações contra o crime organizado, denúncias de mau uso do dinheiro público, cobranças sobre a rotina política, desvios e apontamentos legais para correções. Houve destaque para a atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com operações de desmantelamento de quadrilhas, além das investigações em torno das irregularidades identificadas em pagamentos no Pronto Socorro de Pelotas.

Prefeito do Ano

A prefeita Darlene Pereira (PT), em seu primeiro ano como chefe do Executivo, vem associando o projeto de recuperação urbana do município a ações de desenvolvimento empresarial e industrial. A retomada do Polo Naval e a garantia da construção de navios de grande porte na cidade ganharam protagonismo, paralelamente às articulações com a iniciativa privada. “Me sinto extremamente feliz e honrada em ter sido lembrada pelos profissionais de A Hora do Sul e da Rádio Pelotense, um grupo altamente qualificado”, agradeceu.

A gestora ainda atribui as conquistas ao trabalho coletivo. “A união das secretarias, as parcerias com entidades, instituições e órgãos oficiais, a comunidade e os nossos representantes no Legislativo, como os deputados rio-grandinos Alexandre Lindenmeyer e Halley Lino. Tudo isso se soma a um planejamento bem feito e aos nossos objetivos de colocar em primeiro lugar a busca pela qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico e social do município”, destacou.

Político do Ano

Foi escolhido como político destaque em 2025 o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Ronaldo Madruga (PP), prefeito de Pinheiro Machado. Ele conduziu debates importantes ligados, principalmente, à saúde e à infraestrutura, mantendo um discurso firme de pressão sobre órgãos governamentais e de união das lideranças em torno de uma agenda estratégica.

Madruga recebeu o reconhecimento como reflexo do trabalho coletivo desenvolvido ao longo do ano. “Essa distinção não é só minha. É da equipe da Azonasul, formada por prefeitos de diferentes partidos, que sempre souberam respeitar as divergências e construir consensos em prol da região”, afirmou.

Ronaldo Madruga permanece na presidência da entidade até o final de fevereiro de 2026. Até lá, afirma que seguirá defendendo as pautas regionais, especialmente nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento. Para o próximo ano, o gestor aposta em duas palavras-chave: resiliência e superação. “Foram anos difíceis, marcados por crises institucionais e eventos climáticos extremos. Mas a Zona Sul mostrou que, quando atua de forma organizada e unida, consegue avançar”, concluiu.

Notícia do Ano

Os jornalistas elegeram a retomada do Polo Naval como a notícia do ano. O ano de 2025 foi marcado por avanços importantes para a reestruturação e retomada do polo naval em Rio Grande. Entre os anúncios, estão a construção de quatro navios do tipo Handy, anunciados em fevereiro, e de outros cinco navios gaseiros, anunciados em novembro, no Estaleiro Rio Grande, de propriedade da Ecovix.

Recentemente, também foi assinado o contrato que permite a instalação de um terminal de uso privado em uma área do Porto de Rio Grande. No local, será realizada a movimentação e armazenagem de cargas, o que é fundamental para o funcionamento da nova fábrica da CMPC em Barra do Ribeiro, na região metropolitana de Porto Alegre. A estrutura deve gerar mais de mil empregos na região.

Instituição Destaque

A instituição destaque foi a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Sob a gestão do reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a universidade saiu de uma dívida de R$ 300 milhões – que deverá ser quitada até 2030 – para anunciar o fechamento das contas no azul ao final do período, pela primeira vez desde sua reorganização financeira. A instituição também recebeu nota máxima do MEC e anunciou a abertura de novas graduações: Fonoaudiologia, Nutrição e Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

O reitor descreveu 2025 como um período de intensas movimentações e conquistas. “Nossa reorganização financeira, as novas graduações e os projetos que ampliam nossa presença na comunidade mostram seguimos comprometidos com uma educação transformadora e com o desenvolvimento regional”, afirmou.

A instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC), além de notas de excelência – a partir de conceito 4 – em praticamente todos os cursos da universidade, incluindo o de Medicina, que também alcançou nota máxima (5). “Não foi obra do acaso. É fruto de planejamento, estratégia e muito trabalho de toda a comunidade acadêmica”, explicou.

Para Bachettini, receber o título de Destaque do Ano pelos jornalistas do A Hora do Sul e da Rádio Pelotense é motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. “Seguiremos trabalhando com seriedade, inovação e propósito, honrando nossa missão e construindo uma universidade cada vez mais forte e relevante para Pelotas e toda a região”, concluiu.

Decepção do Ano

A não conclusão das obras de duplicação da BR-116 foi escolhida como a decepção do ano. No início de dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) havia executado 85,2% da duplicação da via que liga os municípios de Guaíba e Pelotas. Esse percentual corresponde à entrega de 180 quilômetros dos 211,2 que compõem o empreendimento. A obra é considerada de importância por ligar a região metropolitana de Porto Alegre aos portos de Rio Grande e Pelotas, funcionando como eixo de escoamento da produção e acesso a pontos turísticos da região Sul do Estado.

Notícia mais aguardada em 2026

A notícia mais aguardada para 2026, na opinião dos jornalistas, é a entrega do novo Hospital de Pronto Socorro Regional de Pelotas. A administração municipal vem trabalhando na conclusão da obra, na aquisição de equipamentos e na organização da estrutura para o funcionamento da unidade. No último dia 20, foi anunciada a parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que contribuirá diretamente para a gestão da instituição, com previsão de início das atividades em maio do próximo ano.

Além disso, os jornalistas elegeram a palavra “emprego” como a mais desejada para o próximo ano.

Prefeito(a) da Zona Sul

  1. Darlene Pereira (PT) – Rio Grande
  2. Zelmute Marten (PT) – São Lourenço do Sul
  3. Ronaldo Madruga (PP) – Pinheiro Machado

Político da Zona Sul

  1. Ronaldo Madruga (PP)
  2. Daniel Trzeciak (PSDB)
  3. Alexandre Lindenmeyer (PT)

Anúncio do ano na Zona Sul

  1. Polo Naval
  2. Volta da rádio Pelotense
  3. Grêmio Esportivo Brasil – SAF

Órgão do ano na Zona Sul

  1. Ministério Público
  2. Brigada Militar
  3. Secretaria de Igualdade Racial de Pelotas

Entidade/instituição destaque na Zona Sul

  1. UCPel
  2. Portos RS
  3. G.E. Brasil – SAF

A decepção em 2025

  1. Não conclusão da duplicação da BR-116
  2. Demora das obras de restauração do Teatro Sete de Abril
  3. Câmara de Vereadores de Pelotas

Notícia mais esperada para 2026

  1. A entrega do novo Hospital de Pronto Socorro Regional
  2. O aumento da representação política regional
  3. Chegada de indústrias na região

A palavra mais desejada para 2026 é:

  1. Emprego
  2. Negócios
  3. Estabilidade

Acompanhe
nossas
redes sociais