O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, assinou na manhã desta quarta-feira (24) o termo de posse da nova secretária de Assistência Social (SAS), Roberta Melo. Ela assume o cargo no lugar de Raquel Nebel, servidora de carreira que esteve à frente da pasta por mais de um ano e seguirá atuando na Secretaria.
Durante a cerimônia, o prefeito desejou sucesso à nova gestora e destacou a importância do trabalho conjunto para enfrentar os desafios da área e qualificar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Em sua primeira manifestação como secretária, Roberta Melo disse estar “um pouco preocupada, mas feliz” com a nova função. Segundo ela, a preocupação se deve ao aumento da demanda pela Política de Assistência Social e à necessidade de qualificar a estrutura física e de pessoal da Prefeitura. Ao mesmo tempo, destacou o entusiasmo em fortalecer a assistência social como um direito.
Participaram da posse a vice-prefeita Daniela Brizolara e os secretários Miriam Marroni (Governo), Júlio Domingues (Igualdade Racial) e Mateus Consen (Serviços Urbanos e Infraestrutura).
Trajetória
Roberta Melo é formada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há 16 anos, atuou em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, inclusive em funções de gestão durante seu primeiro período no Instituto.
Para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social, Roberta solicitou licença do cargo federal, no qual trabalhava com orientação de direitos, socialização de informações, avaliações sociais para benefícios previdenciários e acesso dos usuários à Política de Previdência Social.
Ao longo da formação acadêmica, teve atuação junto a conselhos gestores de políticas sociais e, no mestrado, pesquisou a história de mulheres na Política de Assistência Social. Também presidiu o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e atuou como educadora popular no movimento Emancipa.
