Com ingredientes simples, técnicas culinárias e criatividade, é possível preparar uma ceia de Natal ou de Ano Novo saborosa e mais acessível. Essa é a principal mensagem da professora Raquel Marasca, que propõe substituir itens tradicionais e caros, como o chester ou o peru, por alternativas mais econômicas e funcionais. Segundo ela, o frango é uma excelente opção, especialmente o peito desossado, que pode ser recheado, envolto em bacon e acompanhado de molhos para garantir suculência. Além de render bem para famílias menores, o preparo permite reaproveitamento e reaquecimento sem perda de sabor.
Raquel, que é professora dos cursos de gastronomia do Senac Pelotas, também destaca acompanhamentos versáteis para compor uma ceia completa, com entrada, prato principal e sobremesa. O arroz crocante, com lascas de amêndoas tostadas, por exemplo, é sugestão. As saladas com molhos caseiros e tortas salgadas que podem ser servidas quentes ou frias, podem abrir a refeição.
Para a sobremesa, a sugestão é apostar em receitas de véspera, como uma verrine, com base crocante, creme gelado e geleia caseira de frutas vermelhas da estação, que reduzem custos e o trabalho no dia da ceia.
A professora reforça que usar produtos da época e adaptar receitas ao gosto da família é o segredo para um Natal mais econômico, prático e acolhedor.
“Essa é uma base de ceia, que pode ser extremamente versátil. A gente trabalhou com o frango para não fugir da tradição de se comer aves no Natal. Consequentemente um franguinho recheado é sempre uma ótima opção”, comenta Raquel. As aves podem ser comidas frias e para as sobras, a professora indica desfiar as peças e usar para outros preparos como arroz de forno ou salpicão.
Carne vermelha
E para quem quiser fugir da ave, as carnes de porto, res e cordeiro são algumas das possíveis alternativas. A vantagem é que elas casam bem com qualquer das datas festivas de final de ano.
Para quem pensa nesta opção, o gastrônomo Ivan Rodrigues sugere uma receita com costelinha de porco, uma peça de carne com valor mais acessível e que fica deliciosa e ultra macia cozida no forno.
A receita que Rodrigues traz é uma costelinha com molho barbecue de goiabada, uma fruta típica da região, em forma de doce também tem custo benefício aprovado por famílias de diferentes rendas.
Receitas sugeridas
Entrada
Quiche Lorraine
250 g de farinha; 2 gemas; 5 g de açúcar; 5 g de sal e 125 g manteiga sem sal ou margarina
Misturar todos os ingredientes, e misturar a gordura até obter uma massa , não pode ser muito mole.
Forrar forma de fundo removível. Assar em forno médio até começar a dourar.
- Recheio:
200 g de creme de leite ou requeijão; 200 g de ovos (4 unidades); Temperos a gosto (sal, pimenta, noz moscada); 100 g de bacon picado e frito; 50 g de queijo parmesão ralado
Misturar tudo e colocar na massa já pré-assada. Assar a 160 até cozinhar.
Prato principal
Roulade de frango
500 g de peito de frango fatiado em bife bem fino; 100 g de cenoura em julienne; 250 g de bacon fatiado; palitos de dente; sal e pimenta preta moída
Bater os bifes para ficarem bem uniformes temperar com sal e pimenta. Rechear com a cenoura branqueada (pré-cozida). Enrolar os bifes, e cobrir com o bacon, colocar os palitos e assar em forno a 180 graus até dourar.
Molho de mostarda
500 ml de leite; 1 cebola pique pequena (1 cebola, 5 cravos da índia , 2 folhas de louro; 35 g de manteiga; 35 g de farinha; noz moscada; sal e pimenta; mostarda
Colocar a cebola picada no leite e levar pra ferver. Deixar em infusão para obter bastante sabor .
Fazer um roux: levar a manteiga no fogo até derreter, colocar a farinha e deixar cozinhar mexendo sempre. Ir incorporando o leite aos poucos mexendo sempre. Temperar com sal, pimenta noz moscada e a mostarda para finalizar.
Costelas de porco com barbecue de goiabada
1 quilo de costela de porco; 10 g de alecrim (2 colheres de sopa); 5 g de pimenta do reino (½ colher de café); 10 g de sal (a colher de café); suco de 1 laranja e de 1 limão taiti. Tempere a carne com o suco, alecrim, pimenta e sal, e deixe descansar em geladeira por pelo menos 12 horas.
- Molho
250g de goiabada; 150 ml de água; 10 g de páprica defumada (1 colher de café); 20 g de cebola em pó (2 colheres de café); 10 g de alho em pó (1 colher de café); 5 g de fumaça em pó (opcional) (½ colher de café); 5 g de pimenta calabresa (½ colher de café); 5 g de sal (½ colher de café)
Derreta e desmanche a goiabada em água no fogo baixo. Quando pronto, acrescente os temperos e deixe ferver e apurar por cerca de 10 a 15 minutos. Reserve.
- Carne
Retire a carne da marinada e pincele o molho de goiabada sobre os dois lados da peça de costela. Leve para assar em forno a 220ºC, coberto por papel laminado, por 50 minutos. Retire o laminado, volte a pincelar generosamente o molho sobre a carne e retorne ao fogo por mais 40 minutos, até dourar a parte virada para cima. Retire novamente do forno, pincele mais uma vez o molho generosamente, e volte a costela ao forno por mais 40 minutos. Garanta que a peça fique bem caramelada e com os ossos se soltando da carne. Corte as costelas e sirva em um prato, para cobri-las com mais molho. Você também pode juntar o caldo da assadeira ao molho e misturar, para acentuar ainda mais o sabor do preparo de goiabada. Ofereça o molho à parte também na mesa.
Sobremesa
Verrine de frutas vermelhas
- Crumble
150 g de farinha; 75 g de açúcar; 80 g de manteiga ou margarina; 70 g de amêndoas picadas
Misturar com a ponta dos dedos , até obter uma farofa úmida. Colocar em forma e assar a 160 graus até dourar.
- Calda
250 g de frutas vermelhas; 200 g de açúcar. Misturar e levar ao fogo até obter uma geleia.
- Creme branco
300 g de nata; 100 g de iogurte natural; 100 g de leite condensado. Misturar e levar na batedeira , até obter um creme espesso.
- Montagem:
Pode ser individual ou em um prato. Nesta ordem coloque: crumble; creme branco, finalizando com a geleia. Manter em geladeira
