Foi assinado na última sexta-feira o contrato de adesão, entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Terminal Rio Grande do Sul S.A., por intermédio do Ministério de Portos e Aeroportos, que permite a instalação de um terminal de uso privado em uma área do Porto de Rio Grande. No local será realizada movimentação e armazenagem de carga, principalmente de celulose, através do transporte aquaviário, o que é fundamental para a operação da nova fábrica da CMPC em Barra do Ribeiro.
Agora, as partes aguardam a assinatura da concessão para que a CMPC possa encaminhar o investimento de R$ 1 bilhão na construção do terminal, o que irá gerar mais de mil empregos na região. A expectativa é que isso possa acontecer já nos próximos dias, conforme os alinhamentos com Brasília.
Maior investimento privado
A nova fábrica da CMPC, empresa chilena de celulose, é o maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul, com valores que superam R$ 25 bilhões. Ela será construída, ainda em 2026, em Barra do Ribeiro, na região metropolitana de Porto Alegre. A expectativa é gerar mais de dez mil empregos diretos durante o período de construção.
A partir da operação para a produção de celulose, prevista para 2029, poderão ser cinco mil empregos diretos e indiretos na nova planta industrial.
Em 2024, a empresa foi responsável por mais de 40% da movimentação total de exportações por hidrovias no Rio Grande do Sul, mais de 90% delas através do Porto de Rio Grande.
Terminal
Com a outorga para a construção do terminal no Porto de Rio Grande, além da geração de empregos e qualificação do transporte aquaviário, serão investidos R$ 140 milhões na dragagem do canal do porto. O calado será ampliado, passando de 9,5 metros para 12 metros.
No dia 1º de outubro, em cerimônia no porto rio-grandino, o governador Eduardo Leite (PSD) anunciou o maior investimento do Estado em dragagem, através do Funrigs. Foram R$ 432,2 milhões para a intervenção no canal de acesso ao Porto de Rio Grande.
A dragagem já está em execução e tem prazo de 15 meses de duração. A multinacional Van Oord executa as obras de manutenção com a draga Utrecht. O contrato prevê a remoção de aproximadamente 15 milhões de metros cúbicos de sedimentos, garantindo calado oficial do Porto Organizado do Rio Grande de 15 metros. A obra de manutenção será executada em toda extensão do canal de navegação, cobrindo o canal externo, interno e canal/berços Porto Novo.