São José espera dar a volta por cima após quase cair em 2025

Gauchão 2026

São José espera dar a volta por cima após quase cair em 2025

Zequinha aposta em um elenco renovado para não voltar a disputar o quadrangular contra o rebaixamento

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Dezembro de 2025 às 09:24

São José espera dar a volta por cima após quase cair em 2025
Time de Porto Alegre venceu o Sindicato por 2 a 0 em jogo-treino na última segunda-feira (Foto: Kelly Bandeira | São José)

O São José chega para o Campeonato Gaúcho com a expectativa de que os erros de 2025 não se repitam em 2026. No último Gauchão, o Zequinha não venceu na primeira fase, mas deu a volta por cima no quadrangular contra o rebaixamento ao conquistar três vitórias em seis rodadas, evitando a queda com uma rodada de antecedência ao bater o Brasil no estádio Francisco Novelletto.

Para buscar um desempenho melhor em 2026, a direção apostou no retorno de Gabardo Júnior como técnico, após ele comandar a equipe em nove partidas na última Série D. O elenco passou por mudanças, e a desistência de disputar a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann fez com que alguns atletas deixassem o clube.

“Estamos bem confiantes no trabalho do Gabardo, com os jogadores que a gente trouxe dentro do perfil que ele queria. Vamos ver se vai dar liga para fazer um bom Gauchão, que é um campeonato muito rápido. É praticamente um torneio de quarta e domingo, sem tempo para recuperação. Temos que trabalhar forte para fazer um bom campeonato”, destacou o executivo do clube, Nilton Batista, em entrevista à Rádio Pelotense 99.5 FM.

A pré-temporada do São José iniciou no dia 20 de novembro, mas os jogadores remanescentes começaram os treinos físicos ainda em outubro. A estreia será diante do Internacional de Santa Maria, em Porto Alegre. No grupo do Inter, o Zequinha enfrentará apenas o Grêmio na primeira fase, atuando na Arena. Ou seja, em 2026, não receberá nenhum clube da dupla Gre-Nal, ao menos na etapa classificatória.

Formação do elenco

Alguns jogadores importantes de 2025 seguem no São José, como o goleiro Fábio Rampi. Aos 36 anos, ele disputará sua 13ª temporada consecutiva pelo clube de Porto Alegre. O zagueiro Tiago Pedra retornou após disputar a última Copinha pelo Aimoré. O lateral-esquerdo Ângelo, o meia Lucas Evaristo e o centroavante Douglas também renovaram, assim como Ghiven, jovem revelado na base do Zequinha, que estava emprestado ao Brasil durante a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann.

Por outro lado, nomes importantes deixaram o clube, como os volantes Nonato e Jhonata Varela, além dos atacantes Renê e Giovane Gomez. A dupla foi responsável por 26 gols do São José em 2025, somando Gauchão e Série D.

Entre as novidades para 2026 estão o lateral-direito Danilo, ex-Brasil, o volante Keverton, ex-Goiatuba, equipe que eliminou o Zequinha na última Série D, o meia Zé Vitor, ex-Joinville, e o atacante Lucas Grafite, ex-Retro. Outros nomes ainda serão anunciados. De acordo com o executivo, alguns reforços já estão acertados, mas só serão oficializados após a publicação no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O planejamento da direção é contar com um elenco numeroso, devido ao curto intervalo de recuperação entre as partidas.

“Tem que ter um grupo preparado e coeso para as adversidades que surgem em um campeonato muito rápido. No ano passado, empatamos muito e acabamos indo para o quadrangular do rebaixamento. Não é isso que queremos. Estamos trabalhando forte para fazer um bom campeonato e tentar a classificação para a semifinal. Estamos confiantes no grupo que montamos, e o trabalho vai mostrar até onde podemos chegar”, projetou o dirigente.

O São José é conhecido por sua organização, sempre investindo na montagem do elenco dentro da realidade do clube. Para o próximo Gauchão, o planejamento segue o mesmo padrão. Nilton Batista explica que a busca por reforços é feita em conjunto pelo executivo, comissão técnica e analista de desempenho.

“O São José não dá o passo maior do que a perna, o São José sempre faz as contratações e acorda com os atletas o que pode cumprir, então a gente tem essa dificuldade, mas também tem a boa situação de pagar em dia. O São José é um clube que não atrasa salário, que cumpre seus compromissos, então estamos preparados, estamos bem contentes com o grupo que a gente tem, que conseguimos montar”, afirmou.

Vitória no primeiro teste

Na segunda-feira, o São José realizou um jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas e venceu por 2 a 0, com gols de Zé Vitor e Douglas. Os próximos dois testes serão diante do Novo Hamburgo: na próxima segunda-feira, no Estádio do Vale, e no dia 29, no Francisco Novelletto. Ambos os confrontos serão com portões fechados.

Gauchão

1ª rodada (10 ou 11 de janeiro)

São José x Inter-SM
Guarany x Monsoon
Internacional x Novo Hamburgo
Avenida x Grêmio
São Luiz x Caxias
Juventude x Ypiranga

Acompanhe
nossas
redes sociais