A Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM), com apoio do Plural Singer Studio, estreia o Especial Divas, com a soprano Renata Gonçalves interpretando sucessos icônicos de artistas femininas que marcaram gerações. No palco, ela divide a noite com convidados especiais: João Ferreira Filho, Julia Siega e Luísa Rabassa. A apresentação ocorre nesta terça-feira (16), às 20h, na Fábrica Cultural, espaço da entidade, na rua Félix Xavier da Cunha, 952. Ingressos disponíveis ao preço de R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia solidária com 1kg de alimento).
Com uma experiência consolidada na música, Renata tem formação em canto lírico pela Universidade Federal de Pelotas, onde se formou há cinco anos, período em que foi aluna dos professores Magali Richter e Jonas Klug. Mas o encontro com a música aconteceu ainda na infância, quando entrou para o coral da igreja que a família da soprano frequentava.
A profissionalização começou quando ainda fazia a graduação em Direito, quando começou a estudar com o professor e barítono João Ferreira Filho, com quem atualmente é parceira de projetos artísticos. “Quando me formei em 2020, fui várias vezes à Argentina estudar lá, dou aula de canto e faço parte do coro da Música pela Música”, conta a artista.
Uma experiência eclética que a ajudou a construir o Divas, com um repertório que contempla diferentes tipos de estilos. “Eu faço muitas apresentações de canto lírico, principalmente por causa do Música pela Música, mas eu faço casamentos e festas, com aquele tipo de repertório que sempre exige bastante da gente e também canto com o João na banda Midnight”, explica.
Repertório eclético
No Divas o grupo capitaneado por Renata Gonçalves leva ao público canções que se tornaram sucesso na voz de cantoras com personalidade marcantes, talento e carisma. “Estamos falando de mulheres que transcenderam o seu tempo com a sua voz, o seu canto”, comenta a cantora.
A ideia é começar o repertório com canções que evocam cantoras do pop internacional. No setlist, estão nomes como os de: Aretha Franklin, Celine Dion, Gloria Gaynor, Whitney Houston, Madonna, além de Shakira, Adele e Lady Gaga. “A gente também vem para as nossas, Elis Regina, Rita Lee e mais uma surpresa. É falar canções não só do pop, a gente queria que mais mulheres fossem contempladas, porque elas não são divas por serem cantoras pop, são porque elas vão além, elas brilham”, comenta Renata.
No palco, além de Renata, estarão o cantor e professor João Ferreira Filho, que faz o acompanhamento ao piano e também divide o palco com a cantora em alguns duetos. Além deles, as cantoras Julia Siega e Luísa Rabassa, que também integram a “big band”, a Midnight Croner, que Ferreira montou no início deste ano e que estreou em 30 de agosto.
O espetáculo Divas é bem desafiador, confessa Renata, por causa das diferentes extensões vocais que cada uma das cantoras representadas neste espetáculo tem. “Em alguns momentos o repertório fica bem pesado”, comenta a cantora ao lembrar que sua voz é bem exigida.
Entre essas canções mais desafiadoras, Renata destaca All by myself e My heart will go on, ambas hits na voz da canadense Céline Dion, reconhecida pela precisão vocal. “Ela é muito boa”, comenta a soprano que também dá aulas no espaço Vocalize.
Ajuda à SPMM
O evento terá renda revertida para a Música pela Música e para o tratamento de saúde do maestro Sérgio Sisto. A Sociedade tem tido dificuldades de se manter, desde que Sisto teve de se afastar depois de ter infartado. “Depois da pandemia tivemos muitas baixas, a gente vinha muito embalado, foi um choque financeiro muito grande. E agora com o Sérgio em recuperação. Ele está bem, a voz dele está voltando aos poucos, a voz está melhorando”, comenta a cantora.
