Bachettini segue à frente da UCPel por mais quatro anos

cerimônia

Bachettini segue à frente da UCPel por mais quatro anos

Reconduzido ao cargo, reitor inicia novo mandato após 14 anos de gestão marcados pela recuperação financeira e avanços acadêmicos

Por

Bachettini segue à frente da UCPel por mais quatro anos
(Foto: Bruno Bohm)

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) empossou seu reitor e sua diretoria em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (16), no Espaço Lounge da instituição. Após 14 anos à frente da Universidade, o professor José Carlos Pereira Bachettini Júnior foi reconduzido ao cargo de reitor para o quadriênio 2026–2029 pelo chanceler da UCPel e arcebispo metropolitano de Pelotas, dom Jacinto Bergmann.

Na ocasião, Bachettini proclamou e assinou sua profissão de fé. Em seguida, dom Jacinto leu e assinou o termo de posse do reitor. Posteriormente, Bachettini assinou os termos de posse da pró-reitora acadêmica, professora Moema Nudilemon Chatkin, e da pró-reitora administrativa, a administradora Magda Pautz Westermann.

A cerimônia ocorreu após a missa de posse do reitor, celebrada pelo arcebispo na Capela do Campus I. O momento reuniu membros dos Conselhos Superior e Universitário, além de representantes da Igreja Católica, gestores da UCPel e da administração municipal.

Avanços institucionais

Em seu discurso, o reitor Bachettini relembrou a trajetória de 14 anos à frente da gestão da UCPel. “Vivenciamos todas as etapas de um plano: a preparação da terra, a semeadura, as adversidades, o cuidado, a colheita e o resultado”, afirmou.

Durante sua gestão, o reitor conquistou avanços importantes para o desenvolvimento da Universidade, como a equalização da dívida, a implementação de uma nova estrutura acadêmico-administrativa, a nota máxima da instituição no Ministério da Educação (MEC), a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação e o fortalecimento das ações de extensão. Atualmente, a UCPel possui 16 cursos com nota máxima no MEC – entre eles, o curso de Medicina – e outros 12 cursos avaliados com nota 4.

Também se destacam os investimentos na área da saúde, com a implantação do novo Campus da Saúde, a Cidade do SUS, a UBS Fátima, o Hospital de Simulação, além do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Somente em 2025, foram realizados 1,15 milhão de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para alcançar esses resultados, Bachettini explicou que o trabalho seguiu quatro etapas fundamentais: diagnóstico, planejamento, execução e orçamento. O reitor também destacou a satisfação de ver a Universidade renascer com força, credibilidade e propósito. “Isso, para nós, é um verdadeiro sucesso de gestão: transformar a crise em aprendizado e sustentabilidade. Aprendemos que a esperança abre horizontes. É ela que nos faz ver além dos problemas e nos ajuda a encontrar saídas”, concluiu.

Acompanhe
nossas
redes sociais