O comércio pelotense já se encontra aquecido para as vendas de final de ano. Com o início da ampliação dos horários de funcionamento das lojas, a expectativa do Sindilojas é de um crescimento de 4% nas vendas, em comparação com dezembro do ano passado. Este final de semana foi o primeiro com o novo horário e o movimento foi intenso, com compradores buscando garantir os melhores preços em presentes e roupas para as festividades.
A pesquisa de Final de Ano 2025, realizada pela Fecomércio em Pelotas apontou que os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (61,1%), brinquedos (46,6%) e calçados (14,7%). Entre os locais de compra, os mais citados foram o Centro, a internet e os shopping centers. Quanto ao pagamento, os pelotenses indicaram que irão utilizar mais o cartão de crédito, seguido do PIX, e quase 43% dos entrevistados afirmaram que deverão realizar suas compras com até uma semana de antecedência do Natal.
Segundo Renzo Antonioli, presidente do Sindilojas Pelotas, o valor do presente unitário na cidade deve superar a expectativa da Fecomércio, ficando na faixa de R$ 190,00.
Horário estendido
Para o conselheiro gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, Daniel Centeno, a expectativa para as vendas de final de ano é muito positiva e, com o incremento da ampliação dos horários de funcionamento das lojas, por iniciativa do Sindilojas e endossada pela entidade, a tendência é de maior faturamento dos comerciantes e maior satisfação dos clientes. “Quando o comércio amplia o horário, o movimento cresce naturalmente. As pessoas têm mais tempo, vão com calma, olham, comparam e acabam comprando mais”, diz.
A positividade para que as vendas de dezembro compensem um ano abaixo do esperado acompanha a rotina de trabalho da supervisora de vendas de uma loja de vestuário, Kelian Hersberg. O estabelecimento, que já funciona de segunda a sábado, também abrirá as portas nos próximos três domingos. “Nós vamos ampliando o horário conforme o movimento e a demanda. Foi um ano difícil, mas estamos com muita positividade para este dezembro, sabemos que assim as pessoas têm mais oportunidade para comprar”, afirma.
A oportunidade com a ampliação de horários também é reforçada pela auxiliar administrativa, Lisiane Barbosa, 33, que, por conta da rotina de trabalho, não havia conseguido comprar o presente para a filha Julia, de 4 anos. “Ainda não sei o que vou comprar, o bom de vir durante a folga é que tenho mais tempo para pesquisar os preços”, pontua.
A gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos, Fabiana Arrieche, destacou que a movimentação no sábado foi intensa desde a abertura e observou que o calçadão da Andrade Neves estava mais cheio do que nos sábados anteriores. A loja sob qual é responsável não irá aderir à ampliação proposta pelo Sindilojas, mas deverá contar com aumento gradual no horário de funcionamento até a semana do Natal.
Concurso de Vitrines
Com o objetivo de espalhar o clima natalino por Pelotas, a CDL está promovendo o Pelotas Doce Natal – Concurso de Vitrines e Espaços Decorados de Natal.O concurso é aberto a qualquer empresa que deseje aderir à campanha. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 23h59min do dia 14 de dezembro.
O representante da empresa deve preencher o formulário de inscrição disponível no site oficial, com envio de uma foto da vitrine ou do espaço decorado até o dia 15 de dezembro.
Serão selecionados os cinco melhores projetos, com base em critérios como criatividade, harmonia, originalidade e espírito natalino. Após votação popular no site da CDL Pelotas, entre os dias 16 e 21 de dezembro, o estabelecimento vencedor será conhecido no dia 23 de dezembro, através das redes sociais e site da entidade. O prêmio para o 1º lugar é a isenção de 12 meses de mensalidade da CDL Pelotas.
