O último mês do ano começou com céu fechado e chuva fraca sendo registrada no amanhecer em algumas cidades da região Sul. O sol deve aparecer entre muitas nuvens, principalmente durante a tarde, e não é descartada a possibilidade de ocorrência de chuviscos e chuva pontual até o final da manhã de hoje.
O primeiro dia do mês deve ter máximas na casa dos 24ºC. À noite as temperaturas caem para a casa dos 20ºC, com nebulosidade ainda predominante.
A tendência para o mês é de chuva abaixo da média histórica no Rio Grande do Sul. Isso não significa ausência de precipitações, mas um acumulado inferior. Além disso, o mês marca o ingresso no período quente da climatologia anual, o que significa que são comuns temporais isolados que podem trazer elevados volumes de chuva em pontos localizados. Assim, segundo a Metsul Meteorologia, mesmo que o sinal seja de precipitação abaixo ou muito abaixo da média para o estado, algumas cidades podem ter volumes altos por conta destes temporais isolados.
Dezembro ainda terá influência do fenômeno La Niña, que continua sendo observado no oceano Pacífico Equatorial, mas que deve ficar cada vez mais fraco até o final do mês.
