O viaduto localizado no km 521 da BR-116, no cruzamento com a avenida 25 de Julho, em Pelotas, voltou a apresentar queda de material na madrugada desta quinta-feira (27).
Segundo a Ecovias Sul, o desmoronamento ocorreu por volta de 1h30min, bloqueando totalmente a pista principal no sentido norte e desviando o trânsito para a via marginal. O local permanece sinalizado e com equipes da concessionária.
Este é o terceiro episódio em 16 meses envolvendo o mesmo viaduto. A primeira queda de material ocorreu em agosto de 2024; a segunda, em fevereiro de 2025, quando técnicos foram enviados para avaliar as causas e propor um projeto de recuperação.
Na avaliação dos técnicos em fevereiro, foram apontadas possíveis falhas na conexão entre os blocos de concreto da face do muro e os reforços internos, o que poderia gerar fissuras e comprometer a estabilidade da estrutura.
A situação se soma ao problema registrado recentemente no km 514 da BR-116, onde outro viaduto apresentou fuga de material neste mês e está em processo de reparo.
Ainda não há previsão de liberação da pista no km 521.