Município institui comitê sobre políticas para as mulheres

encontro

Município institui comitê sobre políticas para as mulheres

Comissão realizará reuniões periódicas para criação de políticas públicas envolvendo a promoção da igualdade e o combate a violência de gênero

Por

Município institui comitê sobre políticas para as mulheres
Grupo envolve oito secretarias municipais (Foto: Volmer Perez)

Em encontro realizado no saguão da prefeitura, na tarde de ontem, foi assinado o decreto que institui o Comitê Intersetorial de Políticas para as Mulheres. A comissão reúne oito secretarias para tratar da promoção dos direitos das mulheres e do combate à discriminação e à violência de gênero. O evento integrou a programação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a estrutura tem como objetivo unir diversas pastas na criação e execução de planos, programas e campanhas educativas sobre igualdade de gênero, além de desenvolver ações e políticas públicas voltadas ao tema. O comitê integrará as secretarias de Saúde; Educação; Assistência Social; Segurança Pública; Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação; Igualdade Racial; e Regularização Fundiária. Cada uma delas terá um representante titular e um suplente.

A titular da SPM, secretária Marielda Medeiros, ressalta que a parceria entre as pastas já está consolidada e contribuirá nas duas frentes de enfrentamento à violência: a direta (ocorrências) e a ampliada (prevenção). “Não há necessidade de atuarmos apenas depois que já aconteceu. A gente não quer que aconteça. Esse comitê também vai colaborar muito nesse sentido”, afirma.

Presente na assinatura, a vice-prefeita Daniela Brizolara (PSol) enfatiza a importância da criação do comitê e o classificou como um motivo de celebração. “São avanços que vão impactar na vida de mulheres que precisam se sentir seguras, cuidadas e acolhidas pelo município”, declara.

A secretária de Governo, Miriam Marroni, também anunciou um recurso de R$ 400 mil, encaminhado pela deputada federal Maria do Rosário (PT), para retomar o programa Moradia Digna, que promove reformas em casas de mulheres vítimas de violência. O projeto piloto foi criado por Miriam e lançado pelo prefeito Fernando Marroni (PT) em março deste ano.

Campanha segue até dia 10

As ações da campanha pelo fim da violência contra as mulheres começaram no dia 20 e seguem até 10 de dezembro. A secretária Marielda Medeiros destaca o início das atividades como simbólico, devido à vulnerabilidade vivida por mulheres negras, que representam mais de 60% dos feminicídios no Brasil. Além disso, no dia 20 ocorreu a Marcha Mestra Griô Sirley Amaro, em homenagem à figura central na preservação e transmissão dos saberes afro-brasileiros na Região Sul.

Outra atividade destacada pela secretária é o encontro dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs), marcado para o último dia da campanha, às 9h, em novo local: o auditório do Senac, na rua Dom Pedro II, nº 901. Para Marielda, este será um momento importante de troca de experiências entre os centros. “Nós vamos conhecer a forma como eles atuam, porque cada município tem sua especificidade, e a forma de atuação acaba sendo diferente. Vai ser um momento muito rico, de muito aprendizado, porque quando fazemos essas trocas, enriquecemos as nossas práticas e os nossos saberes”, reforçou.

Programação

  • Quarta-feira (26): 8h às 14h – Ação intersetorial na Colônia Z3: na UBS, rua Raphael Brusque, nº 147;
  • Quinta-feira (27): 9h às 15h – Atividade na Colônia Maciel: EMEF Garibaldi;
  • Sexta-feira (28): 14h – Roda de conversa no estande da Secretaria de Política para Mulheres na Feira Cultural Literária Preta – FECLIP;
  • Sábado (29): às 14h – Cine Mulher – Arco Íris: Clube de mães, rua Inocêncio de Queiroz, nº 2598;
  • 03/12, às 14h – Roda de conversa sobre o Dia da Pessoa com Deficiência: Sede da SPM, rua Dom Pedro II, nº 813;
  • 04/12, às 9h – Formação de Homens no Sanep: Casa do Trabalhador, rua Santa Cruz, nº 2464A;
  • 10/12, às 9h – Encontro dos CRAMS: Auditório do Senac, rua Dom Pedro II, nº 901.

Acompanhe
nossas
redes sociais