Operações Papai Noel e Tudo Azul vão reforçar a segurança no Calçadão

ações

Operações Papai Noel e Tudo Azul vão reforçar a segurança no Calçadão

Policiamentos da Brigada Militar e Guarda Municipal visam manter os números da criminalidade, que seguem baixos

Por

Operações Papai Noel e Tudo Azul vão reforçar a segurança no Calçadão
Celulares e bolsas são os principais alvos dos criminosos. (Foto: Jô Folha)

Com o início da semana da Black Friday, a aproximação do pagamento da primeira parcela do 13º salário, e consequentemente aumento na movimentação de consumidores no Centro de Pelotas para as compras de Natal, os órgãos de segurança já preparam suas operações de final de ano. A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) e a Guarda Municipal (GM) já ampliaram a presença de agentes nas ruas e projetam a intensificação do trabalho com a Operação Tudo Azul, que terá lançamento oficial no dia 8 de dezembro. Antes disso, na quinta-feira (27), às 10h, a Brigada Militar lança a Operação Papai Noel.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, major Márcio Medeiros, embora haja maior movimento nesta época, os índices de roubo a pedestre seguem em queda e, até o momento, não têm se concentrado no horário comercial. “As ocorrências observadas acontecem mais tarde, quando o comércio já está fechado. Mesmo assim, ampliamos a presença da Guarda no Centro para prevenir situações e garantir segurança ao público”, afirma. Isso porque basta dar uma volta no Calçadão para flagrar algumas atitudes que podem facilitar a ação de criminosos, como por exemplo, celulares no bolso traseiro das calças.

Bolsas abertas, mochilas nas costas e até o uso do celular enquanto caminha entre lojas pode ser chamariz para os ladrões. Na Operação Tudo Azul, a Guarda Municipal vai operar com mais agentes no Calçadão, tanto em patrulhamento a pé quanto com a circulação pontual de viaturas. Segundo Medeiros, a presença ostensiva aumenta a sensação de segurança e aproxima a população da corporação. “As pessoas procuram os agentes para tirar dúvidas variadas, pedir localização de serviços ou orientações bancárias”, relata.

De acordo com o major Fábio Martinez, que está respondendo pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, será intensificado o policiamento nas áreas comerciais da cidade, especialmente na região central. “Também será intensificado o monitoramento das câmeras pela nossa Sala de Operações, com foco na área comercial”, reforça. O lançamento será no Mercado Público Central.

Dicas de segurança para o período de compras

  • Manter bolsas e mochilas sempre à frente do corpo.
  • Evitar circular com grandes quantias.
  • Ao usar caixa eletrônico, aceitar ajuda apenas de funcionários identificados do banco.
  • Nunca fornecer senhas a terceiros.
  • Evitar caminhar usando o celular e não o deixar exposto no bolso traseiro.
  • Usar dupla verificação e reconhecimento facial nos aplicativos bancários.
  • Não manter aplicativos financeiros abertos no aparelho.
  • Preferir locais movimentados e evitar ruas desertas, especialmente à noite.

Acompanhe
nossas
redes sociais