Pelotas perde para o Aimoré e é eliminado nos pênaltis

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

Pelotas perde para o Aimoré e é eliminado nos pênaltis

Após derrota por 1 a 0 no tempo normal, Douglas Zielke e Victor Lima desperdiçaram seus pênaltis

Por

Atualizado domingo,
23 de Novembro de 2025 às 17:46

Pelotas perde para o Aimoré e é eliminado nos pênaltis
(Foto: Aline Klug)

Em tarde pouco inspirada, o Pelotas não conseguiu defender a vantagem construída no jogo de ida, quando venceu o Aimoré fora de casa por 2 a 1, e foi eliminado na Boca do Lobo da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, neste domingo (23).

O Lobo sofreu o 1 a 0 logo aos oito minutos de jogo, em bola cruzada na área. Tiago Pedra fez o tento que deu a vitória à equipe de São Leopoldo e levou o jogo para os pênaltis. Na decisão, Douglas Zielke e Victor Lima erraram pelo Pelotas, enquanto o Índio Capilé acertou suas quatro cobranças e classificou-se para encarar o Brasil na final.

O jogo

O Lobo padeceu ao longo de quase todo o primeiro tempo diante da superioridade do Aimoré no meio-campo. A equipe do técnico Alessandro Telles teve dificuldade para manter a posse de bola e pouco criou. Com Jean Roberto enfiado entre os zagueiros junto com Léo Ferraz, o time de São Leopoldo vencia a maioria dos duelos e levava perigo nas escapadas com velocidade.

Logo aos oito minutos, em uma falta no lado direito da defesa do Pelotas, em que Michael Bennech matava uma dessas escapadas, Ariel levantou na área, Victor Lima errou o gesto técnico para afastar e a bola espirrou para trás. O zagueiro Tiago Pedra desviou para o gol e abriu o placar para a equipe do técnico Ariel Lanzini.

A partir daí, o cenário do jogo foi bastante padronizado: o Aimoré seguia a estratégia de se defender e escapar em contra-ataques, enquanto o Lobo tinha dificuldades para manter a posse de bola e de vencer divididas. A equipe do Vale dos Sinos também levava perigo nos escanteios fechados de Ariel, que tentou diversas vezes o gol olímpico e parou em Rodrigo Mamá. O Pelotas só conseguiu manter a posse e trocar sequência de passes no finalzinho do primeiro tempo, mas sem criar grandes chances, apenas com chutes do meio da rua.

Melhora na segunda etapa

O Pelotas voltou sem mexidas e demorou a engrenar. Sem boas chegadas, o Lobo até rondou a área do goleiro Enzo, mas não levou perigo. Aos 15, balançou as redes em cruzamento de Victor Lima para Léo Ferraz, que estava impedido. Aos 26, outro bom rebote nos pés do centroavante que substituía o artilheiro Cristiano, suspenso após expulsão na ida, mas novamente ele estava em posição irregular.

O cenário do jogo só mudou aos 31, com a entrada de Otávio no lugar de Ferraz. Com isso, o técnico Alessandro Telles efetivou Jean Roberto como centroavante, transformou o Ermel em meia e colocou o camisa 20 na ponta direita. A partir daí, o Áureo-Cerúleo começou a trocar mais passes e pressionar, mas sem efetividade. Aos 34, Pedra falhou, Otávio invadiu e bateu para grande defesa de Enzo. Um minuto depois, Jean Roberto também tentou e parou no goleiro.

Nos acréscimos, a melhor chance do Lobo. Darlan recebeu livre na pequena área, mas chutou torto e a bola bateu em cima do goleiro. No último minuto, houve uma falta frontal. Alessandro Telles, que só havia feito uma mudança, aproveitou para colocar Douglas Zielke e Marlon Bica nos lugares de Lucas Hulk e Nicolas Ferri. Na última tentativa, Victor Lima bateu colocado para mais uma defesa de Enzo.

Nos pênaltis, a derrota

Gustavo Ermel começou batendo bem para o Lobo. Ariel empatou para o Aimoré. Douglas Zielke, em seu primeiro toque na bola na partida, bateu fraco e a meia altura, para fácil defesa do goleiro. Mauri colocou o Aimoré em vantagem. Na sequência, Jean Roberto e Vinícius Kiss acertaram as batidas do Lobo e Cris Magno e Vidimar para o Índio Capilé. O último ato do Lobo na Copinha foi em um chute de Victor Lima na trave, para decepção da torcida.

Ficha técnica

Pelotas (0): Rodrigo Mamá; Nicolas Ferri (Marlon Bica, 50’2T), Michel Bennech, Darlan e Adryel; Lucas Hulk (Douglas Zielke 50’ST), Vinícius Kiss, Gustavo Ermel, Jean Roberto e Victor Lima; Léo Ferraz (Otávio, 31’2T). Técnico: Alessandro Telles.

Aimoré (1): Enzo; Maicon, Micael, Tiago Pedra e Cássio; Araújo, Jeferson Lopes (Prates, 18’ 2T), Mauri, Cris Magno e Vidmar; Ariel. Técnico: Ariel Lanzini.

Gols: Tiago Pedra, aso 8′ 1T (A).

Cartões Amarelos: Vinícius Kiss e Otávio (P); Cássio, Tiago Pedra, Vidmar, Enzo, Mauri e Micael.

Árbitro: Francisco Soares Dias.

Local: Boca do Lobo.

Acompanhe
nossas
redes sociais