Às 16h desta quinta-feira, o Brasil inicia a disputa por uma vaga na final da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann diante do Gaúcho, no Bento Freitas. Será o quarto jogo do Xavante em 11 dias, enquanto o Periquito não atua desde o dia 9, quando venceu o Juventude por 2 a 0 e confirmou o segundo lugar geral.
O Rubro-Negro terminou em terceiro e, por isso, faz o jogo de ida em casa e decidirá a classificação no próximo domingo, em Passo Fundo. O técnico Gilson Maciel promover uma troca na equipe titular em relação à vitória sobre o Juventude: a entrada de Giovani Alvisi no lugar de Thiago Góes (leia mais abaixo).
Na outra semifinal, o Pelotas visita o Aimoré no estádio Cristo Rei, às 17h desta quinta-feira.
A Rádio Pelotense 99,5 FM inicia a cobertura às 13h10min com o Concentração. A Jornada Esportiva começa às 15h40min.
Foco no descanso
Gilson Maciel tem citado em todas as entrevistas o desgaste do elenco pela sequência de jogos. Caso avance à final, o Brasil chegará a sete partidas em 21 dias. Desta vez, devido ao feriado pelo Dia da Consciência Negra, o treinador ganhou um período extra para trabalhar e admite ter priorizado o descanso dos atletas.
“Existe o acúmulo do cansaço nessa batida que a gente vem tendo. Claro que a gente trabalha, diminui tempo, diminui carga e se atém muito à análise do adversário. A gente procura não alongar o treinamento, mas trabalha as possibilidades que vão aparecer durante o jogo”, disse o treinador em entrevista coletiva na quarta-feira.
Além da sequência de partidas, Gilson não vem mexendo na equipe titular. Excetuando o goleiro Gabriel Oliveira, que deixou o clube antes do jogo de volta da segunda fase, o técnico vem repetindo dez dos 11 titulares, mas desta vez fará uma mudança no meio-campo contra o Gaúcho. Giovani Alvisi entrará no lugar de Thiago Góes. Ele deve ser o mais recuado dos meio-campistas, com Alan e Murilo ganhando liberdade para pisar na área do adversário.
Gilson confirmou que Márcio Jonatan segue fora, em recuperação de lesão muscular, mas admite a possibilidade de retorno no domingo, no jogo da volta.
Atenção durante os 90 minutos
Nas duas últimas partidas, o Brasil vencia o Juventude por 2 a 0, mas acabou sofrendo gols nos acréscimos. Embora isso não tenha afetado a classificação, o treinador cobra que a equipe mantenha a concentração até o apito final.
“É uma cobrança interna entre eles, porque é um trabalho extremamente coletivo, não é uma cobrança apenas de uma bola parada. A bola parada originou alguma situação que talvez tenha começado lá na frente”.
A bola parada defensiva segue sendo uma preocupação. Além dos gols sofridos na segunda fase, o Brasil encerrou a fase classificatória cedendo empates no Bra-Pel e contra o Esportivo, pontos que custaram ao menos a segunda colocação, o que obrigou a equipe a disputar a segunda fase.
“A gente trabalha para que tenha atenção nesses detalhes, para não custar caro, como custou no clássico, como custou contra o Esportivo. Nós poderíamos ter evitado esses dois jogos contra o Juventude, mas infelizmente tivemos alguns erros por desatenção. Nós crescemos como equipe e não podemos oscilar. Temos que ser mais sólidos, porque em jogos desse nível o detalhe faz a diferença”, destacou.
Fator local
Identificado com o clube desde a época de jogador, Gilson Maciel também ressaltou a importância da torcida xavante neste primeiro duelo para ajudar a equipe a abrir vantagem na semifinal.
“Jogamos em casa, frente ao nosso torcedor, e isso é importante. Eu conheço, vivi momentos decisivos aqui como atleta, sempre com o estádio cheio. Amanhã [quinta-feira] vai ser um jogo em que a gente precisa do nosso torcedor. O Bento Freitas com o nosso torcedor é outra coisa, é uma atmosfera diferente. Eu já vim jogar contra o Brasil aqui e sei o peso de um estádio lotado, e amanhã conto com esse torcedor”, completou.
Como chega o Gaúcho
O adversário xavante chega à semifinal com apenas uma derrota e a defesa menos vazada da competição ao lado do Pelotas. Com tempo para treinar por não ter atuado na segunda fase, Fabiano Daitx promete uma equipe mais ofensiva em relação ao time que enfrentou o Brasil na primeira rodada, quando apenas se defendeu no Bento Freitas.
Prováveis escalações
Brasil: Tiepo; Yuri, Jô, Felipe Camargo e Otávio; Giovani Alvisi, Alan, Murilo, Silvano e Wesley Santos; Patrikão. Técnico: Gilson Maciel.
Gaúcho: Lucas Alves; Jean, Vinicius Brito, Luiz Fernando e Dimitry; Jardel, Zanelatto, Denis Germano, Maicon Assis e Fogaça; Tucão. Técnico: Fabiano Daitx.
Horário: 16h de quinta-feira.
Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.
Árbitro: Jonathan Giovanella Vivian.
Local: Bento Freitas.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Semifinais
Jogos de ida
Quinta-feira (20)
16h | Brasil x Gaúcho
17h | Aimoré x Pelotas
Domingo (23)
15h | Pelotas x Aimoré
Gaúcho x Brasil
