A decisão do Pelotas contra o Aimoré por uma vaga na final da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann começou dias antes desta quinta-feira (20), quando a bola rola às 17h. A primeira partida da semifinal, que repete o encontro da estreia, foi fruto de polêmica e gerou movimentação nos bastidores dos clubes junto à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em torno de um tema central: o horário do pontapé inicial.
O Lobo reencontra o Índio Capilé exatos dois meses depois da vitória por 1 a 0 no mesmo estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. O adversário mudou de treinador e finalmente emendou série positiva depois de um início irregular. Porém, antes do duelo ser apenas em campo entre as equipes de Alessandro Telles e Ariel Lanzini, ele foi disputado pelos dirigentes em contato com a FGF.
A partida saiu marcada para as 19h30min de quinta, a pedido do Aimoré. O Pelotas não gostou e emitiu nota, ainda no domingo, manifestando indignação pelo período reduzido de recuperação até o confronto de volta, agendado – até o fechamento desta edição – para as 15h de domingo, na Boca do Lobo. O Áureo-Cerúleo gostaria de ter jogado na quarta. A FGF, então, passou a partida para as 15h de quinta.
A direção do clube de São Leopoldo reagiu e mostrou descontentamento. O presidente Ronaldo Vieira citou a preocupação com a alta temperatura prevista para o meio da tarde. Menos de 24 horas antes do horário então previsto, a federação voltou a alterar a hora do jogo: 17h de quinta-feira.
Adversário dissecado
Encerrada a incerteza relativa ao horário, que acabou afetando a preparação da comissão técnica e a logística azul e ouro para ir à região metropolitana (a viagem foi quarta), o Pelotas encaminhou a estratégia para encarar um adversário que atuava enquanto o Lobo descansava. Telles não esconde o incômodo pelo período sem partidas – 18 dias, mas deixa claro como aproveitou o tempo para analisar o “novo Aimoré”.
Após a demissão de Fábio Caponi, Lanzini assumiu e registra quatro vitórias sem sofrer gol (São Gabriel por 3 a 0, sub-20 do Inter por 2 a 0, e Esportivo duas vezes por 1 a 0). O elenco ganhou os reforços do zagueiro Tiago Pedra e do meia Cris Magno, ex-Pelotas, que é dúvida por ter sido substituído aos 14 minutos do primeiro tempo na última partida em função de uma torção no tornozelo.
Em entrevista coletiva na terça-feira, Telles dissecou o oponente do Pelotas. O técnico áureo-cerúleo citou a dupla de volantes (Araújo e Jeferson Lopes), com quem trabalhou no Brasil, e a mudança no ataque, com Ariel, ex-Lobo, passando a desempenhar papel de falso 9, sem centroavante.
Já no seu lado, o treinador “ganhou” na véspera da partida o desfalque de Lucas Hulk. O volante foi suspenso por dois jogos no TJD-RS pela expulsão no Bra-Pel. Ele já cumpriu a sanção automática no WO do São Gabriel, mas ainda teria uma partida a ficar de fora. O clube tentava entrar com efeito suspensivo à decisão do TJD para liberar Hulk. Caso ele não atue, Vitor Oliveira entra no time.
Promoção para a torcida da casa
O clube da casa anunciou promoção para o jogo de hoje: torcedores com a camisa do Aimoré não pagam ingresso.
Para a torcida do Lobo, ingressos custam R$ 40 com venda exclusiva no site Minha Entrada. O acesso dos visitantes ao Cristo Rei é pelo portão 3, na rua Santo Inácio.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Semifinais
Jogos de ida
Quinta-feira (20)
16h | Brasil x Gaúcho
17h | Aimoré x Pelotas
Domingo (23)
15h | Pelotas x Aimoré
Gaúcho x Brasil
Prováveis escalações
Aimoré: Enzo; Maicon, Micael, Tiago Pedra e Cássio; Araújo, Jeferson Lopes, Mauri, Cris Magno (ou Luiz Gustavo) e Vidmar; Ariel. Técnico: Ariel Lanzini.
Pelotas: Rodrigo Mamá; Nicolas Ferri, Michel Bennech, Darlan e Adryel; Lucas Hulk (ou Vitor Oliveira), Vinícius Kiss, Gustavo Ermel, Jean Roberto e Victor Lima; Cristiano. Técnico: Alessandro Telles.
Horário: 17h desta quinta-feira.
Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.
Árbitro: Rodrigo Brand da Silva.
Local: estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.