Retomada encerra exposição Memorial das Águas em Pelotas

registros

Retomada encerra exposição Memorial das Águas em Pelotas

Projeto fotográfico que documentou a solidariedade e a reconstrução após a enchente de 2024 chega à sua quinta e última mostra

Por

Retomada encerra exposição Memorial das Águas em Pelotas
Foto de Jô Folha estará na última edição (Foto: Jô Folha)

O projeto Memorial das Águas: Solidariedade e Reconstrução terá sua última exposição, Retomada, no próximo sábado, dia 22 de novembro, a partir das 15h, no Largo do Mercado Público de Pelotas. Serão 24 fotógrafos na mostra que encerra um ciclo que percorreu Porto Alegre e Pelotas, emocionando o público com registros impressionantes da maior tragédia climática da história do RS e da onda de união que se formou em resposta a ela. A visitação segue diariamente, durante 24h, até o dia 20 de dezembro.

Ao longo de cinco exposições, com três em Porto Alegre e duas em Pelotas, o projeto não apenas documentou a dor e a destruição, mas, principalmente, celebrou a vida, a ajuda mútua e a incrível capacidade de recomeçar. Foram 98 fotógrafos e 400 fotografias, distribuídas em 80 painéis, alcançando um público estimado em 270 mil pessoas.

Participação

Estão nessa mostra Álvaro Sanguinetti, Andréia Kris, Anelise Ferreira, Charles Guerra, Cláudia Brandão, Cynthia Recuero, Diego Lopes, Felipe Campal, Filipi Amorim, Gilberto Renner, Gustavo Vara, Jô Folha, Jorge Lansarin, Josiane Chocho, Leandro Lopes, Lucas Pedruzzi, Mac Morales, Rafael Rosa, Renan Lemos, Selmar Medeiros, Stheve Balbinot e William Clavijo.

Leandro Lopes registrou resgates de moradores e pets (Foto: Leandro Lopes)

“Eu tive a oportunidade de participar de duas exposições em Porto Alegre e fiquei bem faceiro, mas estar nesta última exposição em Pelotas sem dúvidas é especial”, revela o jornalista Leandro Lopes. Para ele, o Memorial das Águas é uma iniciativa importante por eternizar um fato marcante na história dos gaúchos. “E mais do que isso: serve como um alerta – à população e ao Poder Público – para que não se repita.” Para o jornalista, a exposição de suas fotos no largo do Mercado Público, que ele considera “quintal de casa”, será um momento único. “As imagens selecionadas evidenciam o nosso patrimônio, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e o cenário de carinho que se construiu a partir dos canis montados pela cidade. Espero que as pessoas gostem”, deseja.

Com curadoria de Marcos Monteiro e produção executiva de Edison Nunes, o Memorial das Águas se consolidou como um marco na cena cultural do Estado, utilizando a fotografia como uma poderosa ferramenta de memória e reflexão.

Para o curador Marcos Monteiro, Retomada é o capítulo final de uma história construída por todos. “É um momento de celebrar a vida, de honrar a memória daqueles que se foram e de olhar para o futuro com esperança.”

SERVIÇO

Memorial das Águas: 5ª Exposição “Retomada”

  • Abertura: 22 de novembro (sábado) de 2025, a partir das 15h
  • Local: Largo do Mercado Público de Pelotas
  • Encerramento: 20 de dezembro de 2025
  • Visitação: Diária, ao longo de 24h
  • Entrada franca

Acompanhe
nossas
redes sociais