A partir desta quinta-feira (20), o Clube Brilhante sedia mais uma edição do Campeonato Estadual do Interior de Verão de Natação. Além da delegação esmeraldina, outras oito equipes gaúchas vão marcar presença no evento, que começa às 10h e se estende até a noite, com as finais agendadas para a manhã de sexta-feira.
De 230 a 250 atletas disputam a competição. Além do CB, que tem 49 inscritos, eles representam SAC (Rio Grande), Associação Serrana de Desportos Aquáticos (Asda), Sociedade de Ginástica (Novo Hamburgo), Recreio da Juventude (Caxias do Sul), Avenida Tênis Clube (Santa Maria), Grêmio de Atiradores (Novo Hamburgo), Sapt (Torres) e Atecca (Canoas).
“Sempre é bom nadar em casa, na piscina em que nossos atletas treinam todos os dias. A gente passa por essa dificuldade quando vai competir fora, principalmente quando é competição em piscina longa, de 50 metros. Nossa piscina é de 25 metros, semiolímpica. Sempre acaba tendo uma vantagem de adaptação”, diz o presidente do Brilhante, Jonas Alves.
De acordo com o presidente do Esmeraldino, a expectativa é lutar pelo vice-campeonato geral por equipes. Isso porque o Recreio da Juventude vem com quase 90 atletas. O clube caxiense tem se tornado uma potência e hoje já rivaliza com a principal força da natação gaúcha, o Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre.
“Chegamos com expectativa boa. Nossa equipe está passando por uma entressafra. A gente está com bastante atletas novos, participando de competições pelo primeiro ano, e ao mesmo tempo temos atletas bem experientes, que competem há dez anos pela equipe, por exemplo, já nas categorias finais”, completa Jonas Alves.
Competições nacionais
Os últimos meses de 2025 são movimentados para o Brilhante. No início de novembro, nove atletas do CB participaram do Sulbrasileiro Mirim e Petiz, em Curitiba. Em seguida, Maria Flor Andrade viajou a Vitória (ES) para o Brasileiro Juvenil, na semana passada.
A partir de segunda, Kailany Antonovick e Alice Amaral vão, acompanhadas pelo técnico Nico Weymar, para o Brasileiro Infantil no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Júlio Delamare. No mesmo local, já nos primeiros dias de dezembro, Alice ainda competirá no Brasileiro Júnior.
A equipe do Brilhante conta com o apoio do governo do Estado, por meio do projeto Pró-Esporte/RS, e com o patrocínio das empresas Biri Refrigerantes, Irmãos Jouglard, Arrozeira Adib Peixoto e Companytec.
