Pelotas recebe nesta sexta-feira (14), o primeiro Festival da Igualdade Racial, com programação extensa no Largo do Mercado Central. As atividades começam às 14h e seguem até as 23h, abrangendo ações educativas com escolas municipais, o lançamento de uma nova campanha e apresentações de artistas da música negra pelotense.
O evento é uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir), em parceria com o Sesc, para marcar o Mês da Consciência Negra no município. O festival também utilizará um recurso de R$ 58 mil, proveniente de emenda parlamentar.
Considerada estratégica pelo Executivo, a realização tem como objetivo promover a integração, o combate ao racismo e a educação antirracista. “A expectativa é muito grande. Será a nossa primeira iniciativa no tema da igualdade racial para comemorar o dia 20 de novembro, o dia de luta do povo negro, com grandes atrações ali no mercado. É um esforço da nossa administração para trazer à tona esse assunto tão importante e que causa tanto dano à sociedade, principalmente àqueles que são discriminados”, declara o prefeito Fernando Marroni (PT).
O secretário Júlio Domingues explica que, por ser uma secretaria nova, a Smir teve o desafio de elaborar uma programação viável diante da limitação de recursos. “Buscamos focar em temas que já vêm recebendo nossa atenção desde o início do nosso trabalho”, afirma.
Programação
A abertura oficial será marcada pela apresentação da campanha institucional “É racismo? Denuncie”. A iniciativa visa incentivar que pessoas que sofreram algum tipo de violência racial busquem a responsabilização e reparação de seus agressores. “Com a campanha, queremos intensificar essa conscientização da comunidade sobre a importância de não deixar pra lá algo tão grave, e de que a Justiça deve ser buscada”, explica Domingues.
A programação segue com uma aula magna, às 15h, sobre a luta contra o racismo, ministrada por integrantes do setor de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) da Secretaria Municipal de Educação (SME). A atividade será voltada a estudantes da rede municipal de ensino e também contará com a entrega de kits educativos às escolas participantes.
Às 16h, têm início as apresentações artísticas, que englobam gêneros como samba e rap. Entre os artistas e grupos confirmados estão Preto de Sapato, Laddy Dee, Filhas de Obá, Samba de Terreiro, Leh Moraes e Maurel Duarte. Nos intervalos entre os shows, a animação ficará por conta do DJ Nenê Konfirmado.
Outras ações
Além do festival, a Smir vem realizando diversas ações desde o seu lançamento. Ainda em novembro, a pasta deve inaugurar uma horta comunitária no bairro Simões Lopes, em uma área localizada atrás da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato. O espaço faz parte do projeto Benditas Folhas, desenvolvido em parceria com o IFSul-CAVG, que promove a integração de práticas de cultivo sustentável, educação ambiental e transmissão de conhecimentos ancestrais.
Agroecológico e ancestral, o horto será voltado à valorização dos saberes e práticas dos povos de terreiro, indígenas e quilombolas. O local também possibilitará a produção de mudas, o cultivo de plantas medicinais, bioativas e sagradas, além da fabricação de insumos naturais, como xaropes, sabonetes, unguentos e chás.