“Vai nos fazer repensar muita coisa”, diz presidente da FGF sobre WO do São Gabriel

Copinha 2026

“Vai nos fazer repensar muita coisa”, diz presidente da FGF sobre WO do São Gabriel

Luciano Hocsman projeta antecipação do torneio no ano que vem, com provável vaga na Copa do Brasil

Por

“Vai nos fazer repensar muita coisa”, diz presidente da FGF sobre WO do São Gabriel
Dirigente revela intenção de aumentar requisitos para competições por adesão (Foto: Max Peixoto)

O WO do São Gabriel contra o Pelotas no último domingo (9) não surpreendeu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM, Luciano Hocsman falou sobre o caso do clube da Terra dos Marechais e antecipou que, em 2026, a tradicional Copinha deve ter novidades.

“Vai nos fazer repensar muita coisa para a Copinha do ano que vem com relação a critérios de participação. Talvez sofra alterações em termos de regulamento. Tudo vai ser pensado e essa situação do São Gabriel vai ser levada em consideração para a formatação dessas competições de adesão [Copinha e Terceirona]”, afirmou.

Hocsman disse ainda que o São Gabriel não ter terminado a competição “não foi uma surpresa” para a FGF. Segundo o presidente da entidade, a direção do Sanga teria sido informada previamente sobre a possibilidade de conflito de datas entre Copinha e Terceirona. Ainda conforme o mandatário, solicitou-se ao clube a escolha de apenas um dos campeonatos.

Vaga na Copa do Brasil

Com a revolução no calendário do futebol brasileiro anunciada em outubro pela CBF, a Copa do Brasil passará a ter mais participantes. Assim, o Rio Grande do Sul deve ganhar uma vaga. A FGF pretende destiná-la ao campeão da Copinha, mas há um entrave: torneios seletivos para a Copa do Brasil precisam de no mínimo seis clubes que disputaram a primeira divisão estadual.

Um lugar na Série D do Brasileirão deve permanecer como premiação. Outra novidade envolve o calendário. Em função da troca do período de realização da Divisão de Acesso, a Copinha tende a ser antecipada.

“Para que o calendário faça mais sentido, talvez a Copinha seja uma transição do primeiro para o segundo semestre. Mas ainda estamos em processo de elaboração”, disse Luciano Hocsman.

Acompanhe
nossas
redes sociais