O WO do São Gabriel contra o Pelotas no último domingo (9) não surpreendeu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM, Luciano Hocsman falou sobre o caso do clube da Terra dos Marechais e antecipou que, em 2026, a tradicional Copinha deve ter novidades.
“Vai nos fazer repensar muita coisa para a Copinha do ano que vem com relação a critérios de participação. Talvez sofra alterações em termos de regulamento. Tudo vai ser pensado e essa situação do São Gabriel vai ser levada em consideração para a formatação dessas competições de adesão [Copinha e Terceirona]”, afirmou.
Hocsman disse ainda que o São Gabriel não ter terminado a competição “não foi uma surpresa” para a FGF. Segundo o presidente da entidade, a direção do Sanga teria sido informada previamente sobre a possibilidade de conflito de datas entre Copinha e Terceirona. Ainda conforme o mandatário, solicitou-se ao clube a escolha de apenas um dos campeonatos.
Vaga na Copa do Brasil
Com a revolução no calendário do futebol brasileiro anunciada em outubro pela CBF, a Copa do Brasil passará a ter mais participantes. Assim, o Rio Grande do Sul deve ganhar uma vaga. A FGF pretende destiná-la ao campeão da Copinha, mas há um entrave: torneios seletivos para a Copa do Brasil precisam de no mínimo seis clubes que disputaram a primeira divisão estadual.
Um lugar na Série D do Brasileirão deve permanecer como premiação. Outra novidade envolve o calendário. Em função da troca do período de realização da Divisão de Acesso, a Copinha tende a ser antecipada.
“Para que o calendário faça mais sentido, talvez a Copinha seja uma transição do primeiro para o segundo semestre. Mas ainda estamos em processo de elaboração”, disse Luciano Hocsman.
