Um empate separa o Brasil das semifinais da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. A vitória por 2 a 1 sobre o time sub-20 do Juventude, reforçado por alguns nomes do time principal nesta quarta-feira (12), faz o Xavante entrar em vantagem na partida de volta da segunda fase, às 16h do domingo, no Bento Freitas.
Nos primeiros 90 minutos do confronto, Patrikão e Murilo marcaram os gols rubro-negros no estádio Alfredo Jaconi. Nos acréscimos, Bernardo descontou. Caso confirme a classificação na Baixada, a equipe do técnico Gilson Maciel vai enfrentar o Gaúcho de Passo Fundo na disputa por um lugar na decisão da Copinha.
Domínio e vantagem parcial
No retorno à Serra, Gilson Maciel escalou os mesmos titulares do empate com o Esportivo. E o elogiado gramado do Alfredo Jaconi foi um palco que permitiu a circulação de bola do Brasil, em especial nos minutos iniciais. O lado direito era por onde o Xavante mais atacava, e não demorou para o volume ofensivo ser traduzido em superioridade no placar.
Thiago Góes quase abriu o marcador aos três minutos. Yuri tabelou com Alan e o volante cruzou da direita. Góes bateu de primeira e a bola tirou tinta da trave do goleiro Ruan Carneiro, que desceu da equipe principal do Juventude para ganhar minutagem. Logo depois desse lance, Yuri levantou e Wesley Santos desviou por cima.
Na sequência, com dez minutos no relógio, o Rubro-Negro balançou a rede. Silvano recebeu passe longo de Murilo, dominou pela direita e alçou na área. Patrikão subiu mais alto que os defensores e cabeceou firme para anotar 1 a 0. O time da casa respondeu aos 15, com um chute rasteiro de Gui Teixeira, sem perigo.
Com a vantagem parcial do Brasil, o panorama do jogo foi mudando aos poucos. Entretanto, Ruan Carneiro apareceu em boa defesa para evitar gol de cabeça de Thiago Góes após cruzamento de Murilo. Até o intervalo, o Xavante não sofreu sustos, porém baixou o ímpeto e não voltou a ameaçar o goleiro adversário.

Emerson Galego voltou a atuar com o time sub-20 do Alviverde, mas não conseguiu marcar contra o Xavante de Felipe Camargo (Foto: Leonardo Bidese – ECJ)
Trocas após intervalo
Os dois treinadores mexeram para a etapa complementar. Gilson Maciel sacou Yuri, que voltou ao banco de reservas mancando. Entrou Giovani Alvisi, com Alan deslocado para a lateral-direita. Filipe Dias tirou Gabriel Borges e colocou Matheus Henrique no Juventude – substituição na lateral-esquerda.
Aos oito minutos da segunda etapa, surgiu a primeira confusão em campo, protagonizada por Galego e Felipe Camargo após uma falta perigosa. O próprio Galego cobrou e Gabriel Oliveira defendeu sem susto. Foi a segunda finalização do camisa 9 alviverde na partida – antes do intervalo ele chutou cruzado e o goleiro rubro-negro espalmou sem dificuldade.
Enquanto o time de Caxias do Sul trocou seus pontas, o Xavante mudou no quarteto ofensivo de seu 4-2-3-1. Johann substituiu Thiago Góes antes da metade do segundo tempo. O camisa 18 entrou na extrema pela esquerda, e Wesley Santos passou a atuar poir dentro, atrás de Patrikão.
Mexidas e gols nos acréscimos
Em um jogo de dificuldade para as duas equipes criarem chances claras, Gilson Maciel voltou a mexer. Silvano virou o meia central, com Daniel na vaga de Wesley. Murilo chegou a finalizar com perigo quando a etapa final atingia meia hora de duração. Mas a partida se tornou mais lenta, menos intensa. As últimas trocas no Brasil foram as entradas de Digão e Matheus Obina para as saídas de Alan e Silvano.
O Xavante segurava a vitória sem ceder oportunidades ao Juventude até os 44 minutos, quando Emerson Galego cabeceou para defesa de Gabriel. Nos sete minutos de acréscimo, muita coisa aconteceu. Murilo recebeu lançamento de Daniel e acertou um chute forte para ampliar e anotar o segundo.
Como resposta, depois de um escanteio, Bernardo, de cabeça, descontou para o Juventude e manteve a vantagem do Brasil em um gol. Ao Rubro-Negro, bastará um empate no domingo para encarar o Gaúcho e seguir na luta pelo título da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
Segunda fase
Jogos de ida
Quarta-feira (12)
Juventude 1 x 2 Brasil
Aimoré 1 x 0 Esportivo
Jogos de volta
Domingo (16)
16h | Brasil x Juventude
Esportivo x Aimoré
Ficha técnica
Juventude (1): Ruan Carneiro; Luiz Eduardo, Kauã Costa, Bernardo e Gabriel Borges (Matheus Henrique, intervalo); Kaynan, Yarlei e Gui Teixeira (Lucas, 27’ 2T); Scatolin (Marlon, 11’ 2T), Carlinhos (Trevisol, 11’ 2T) e Emerson Galego. Técnico: Filipe Dias.
Brasil (2): Gabriel Oliveira; Yuri (Giovani, intervalo), Jô, Felipe Camargo e Otávio; Alan (Digão, 35’ 2T), Murilo, Silvano (Matheus Obina, 35’ 2T), Thiago Góes (Johann, 17’ 2T) e Wesley Santos (Daniel, 25’ 2T); Patrikão. Técnico: Gilson Maciel.
Gols: Patrikão, aos 10’ 1T, e Murilo, aos 46’ 2T (B); Bernardo, aos 49’ 2T (J).
Cartões amarelos: Yarlei, Gabriel Borges e Emerson Galego (J); Murilo, Yuri, Felipe Camargo, Giovani Alvisi e Otávio (B).
Árbitro: Wagner Echevarria.
Local: Alfredo Jaconi.
