O que era esperado se confirmou na tarde deste domingo (9). Adversário do Pelotas na nona e última rodada da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, o São Gabriel não apareceu na Boca do Lobo. O WO do time da Terra dos Marechais resulta em vitória áureo-cerúlea por 3 a 0. Assim, a equipe do técnico Alessandro Telles confirma a liderança e um lugar direto na semifinal.
O Pelotas se apresentou para o jogo para cumprir os procedimentos indicados no Regulamento Geral de Competições (RGC) da FGF. O árbitro Edimilson Fernando da Luz esperou os 30 minutos além do horário agendado, conforme orientação do RGC. Apareceram para o protocolo pelo Lobo os seguintes 11: Diogo; Nicolas Ferri, Michel Bennech, Darlan e Adryel; Vitor Oliveira, Vinícius Kiss, Gustavo Ermel, Jean Roberto e Otávio; Cristiano.
Durante o período de aquecimento, o treinador Alessandro Telles aproveitou para realizar uma atividade no gramado da Boca do Lobo.
“É uma situação nova para todo mundo, nunca tinha passado por isso. A gente até tinha marcado um treino de manhã, para não perder o dia. Você programa toda a semana esperando o jogo. Diminui carga de treino, esperando o jogo, e não acontece”, lamentou Telles, que disse vivenciar a situação pela primeira vez na carreira. O técnico projeta a realização de um jogo-treino “forte” antes da partida de ida da semifinal.
Na tabela, o Áureo-Cerúleo ficará com 16 pontos. Agora, resta aguardar a sequência da competição para saber quem enfrenta na disputa por uma vaga na decisão do título. O oponente sairá do embate entre o quarto e o quinto colocados, em ida e volta: Aimoré ou Esportivo.
Goleada em Rio Grande
O São Gabriel atuou no sábado em Rio Grande. Pela Terceirona, com apenas 12 jogadores relacionados, o time comandado pelo preparador físico Maximino Charão tomou 8 a 0 do Riograndense no estádio Torquato Pontes. Segundo o RGC, um atleta não pode entrar em campo em um intervalo inferior a 66 horas. A reportagem apurou que o Sanga tem somente 17 jogadores disponíveis.
Segundo o gestor esportivo do clube, Luiz Amorim, a direção chegou a tentar – junto à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – a alteração do jogo contra o Guri Teimoso, mas não obteve êxito. Fontes ligadas à FGF e ao Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapergs) garantem que esse cenário, agora concretizado, de conflito de datas, teria sido alertado aos dirigentes do Sanga antes do início das competições simultâneas.
Consequências do WO
De acordo com o artigo 75º do RGC, o WO gera exclusão da competição – no caso, o São Gabriel já estava sem chances de classificação. Os placares anteriores envolvendo o clube ficam mantidos. O Sanga sofreu 27 gols e não marcou nenhum nas seis vezes em que entrou em campo pela Copinha.
O único ponto conquistado em campo, em um empate sem gols com o sub-20 do Juventude, acabou perdido. Naquela partida, três atletas atuaram com a identidade de outros. Isso resultou em punição no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS). Quatro pontos foram retirados do clube, que terminou com pontuação negativa de três.
A FGF deve encaminhar a súmula deste domingo para o TJD, que realizará “apreciação, julgamento e homologação, nos termos do art. 111 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), bem como para que a Procuradoria junto à Justiça Desportiva apure se houve infração disciplinar e promova a ação disciplinar em relação aos envolvidos”.
Copa Professor Ruy Carlos Ostermann
9ª rodada
Domingo (9)
Pelotas 3 x 0 São Gabriel (WO)
Esportivo 1 x 1 Brasil
Gaúcho 2 x 0 Juventude
Segunda fase
Ida
Aimoré x Esportivo
Internacional x Brasil
Volta
Esportivo x Aimoré
Brasil x Internacional
Semifinais
Pelotas x Esportivo ou Aimoré
Gaúcho x Brasil ou Internacional
