Jogo do Pelotas contra o São Gabriel corre risco de não ser disputado

Neste domingo

Jogo do Pelotas contra o São Gabriel corre risco de não ser disputado

Com 17 atletas disponíveis, rival do Lobo tem outra partida marcada para sábado, 24 horas antes, em Rio Grande

Por

Atualizado sexta-feira,
07 de Novembro de 2025 às 19:27

Jogo do Pelotas contra o São Gabriel corre risco de não ser disputado
Última vez do Sanga em campo foi em 29 de outubro (foto), em derrota por 7 a 0 para o sub-20 do Internacional (Foto: Nathan Bizotto - SCI)

O jogo do Pelotas diante do São Gabriel corre risco de não acontecer neste domingo (9), conforme agendado. O adversário do Lobo tem outra partida marcada para o sábado, 24 horas antes, contra o Riograndense, em Rio Grande, pela Terceirona. Em função da quantidade de atletas disponíveis e do período mínimo de descanso aos jogadores, há um impasse.

O empecilho envolve o artigo 65º do Regulamento Geral de Competições (RGC) da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). De acordo com o texto, um atleta profissional precisa de intervalo mínimo de 66 horas entre duas partidas oficiais. A dúvida é relativa à capacidade do São Gabriel de montar duas delegações diferentes.

Conforme apuração da reportagem, o rival do Pelotas na última rodada da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann tinha apenas 17 jogadores disponíveis. Nesta sexta (7), mais dois foram regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ambos com vínculo não profissional. De acordo com o artigo 33º do RGC, a FGF pode abrir exceções em caso de autorização médica.

Segundo o gestor esportivo do São Gabriel, Luiz Amorim, a direção tentou junto à entidade alterar o jogo de sábado contra o Riograndense, mas o pedido não teria sido atendido. O dirigente também afirma ter entrado em contato com o Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Siapergs) para tentar viabilizar a mudança de data. Ele garantiu que o clube honraria os compromissos. Contatado pela reportagem, Amorim não retornou.

Escalas de arbitragem estão definidas para as duas partidas do Sanga na Zona Sul. Procurada via assessoria, a FGF se limitou a informar que “nada oficial foi divulgado”. O Siapergs deve se manifestar em breve.

Possível WO

Uma partida pode ser disputada com um mínimo de sete atletas em cada equipe. Se houver quantidade inferior a essa, atraso além de 30 minutos sem motivo justo ou o simples não comparecimento, o adversário leva a vitória por WO pelo placar de 3 a 0.

“O clube presente fica obrigado a adentrar ao gramado, após assinar a pré-escala do jogo, com uma antecedência de cinco minutos do início da partida ou no prazo estipulado em regulamento específico”, cita trecho do artigo 75º do RGC da FGF.

O WO resulta em encaminhamento do clube em questão por parte da FGF para “apreciação, julgamento e homologação, nos termos do artigo 111 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), bem como para que a Procuradoria junto à Justiça Desportiva (TJD/RS) apure se houve infração disciplinar e promova a ação disciplinar em relação aos envolvidos”, estipula o documento.

Telles admite incerteza

Alessandro Telles, treinador do Pelotas, admite a dúvida a respeito da realização do confronto que vale a confirmação da liderança para o Lobo.

“Essa incerteza de ter ou não ter o jogo prejudica até para você programar a semana. Se não tem o jogo, você programa uma semana mais forte, já visando aos outros compromissos. Mas infelizmente a gente não tem essa certeza. Vamos ter no domingo”, afirmou o técnico em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Últimos jogos do Sanga

O São Gabriel não entra em campo desde 29 de outubro, quando perdeu por 7 a 0 para o sub-20 do Internacional, pela Copinha, em Alvorada. Na ocasião, apenas 16 atletas foram relacionados. Quatro dias antes, em visita ao Rio Grande, pela Terceirona, a lista contou com somente 15 jogadores.

Segundo a súmula da partida contra o Colorado, o Sanga entregou a relação da comissão técnica e dos atletas ao delegado da partida às 14h16min, 14 minutos antes do pontapé inicial agendado. O RGC indica que essa divulgação precisa ocorrer no máximo 45 antes da bola rolar.

Diante do Inter, começaram como titulares Leandro; Leo, Beto, Breno e Italo; Edil, Diego, Arthur, Luan, Anderson; Cavani. Ficaram no banco Carlinhos, Wellington, William, Nathan, Andrey e Thauam.

Contra o Rio Grande, o time inicial foi Leandro; Leo, William, Sander e Italo; Edil, Diego, Arthur, Luan e Anderson; João Vitor. Como alternativas, Nathan, Wellington, Thauam e Carlinhos.

O São Gabriel conquistou um ponto em seis partidas na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann e sofreu 27 gols sem marcar nenhum. Ainda perdeu quatro pontos no TJD-RS em função de troca de identidade de atletas e está com pontuação negativa. Na Terceirona, a equipe tem um ponto em quatro jogos, aparecendo na lanterna do grupo B atrás de São Paulo, Rio Grande e Riograndense.

Acompanhe
nossas
redes sociais