Além da Alameda das Crianças, onde a equipe da Bibliotheca Pública Pelotense se dedica a fomentar diferentes atividades para os pequenos, a 51ª Feira do Livro de Pelotas tem estimulado outras ações para os futuros leitores. A Tenda Cultural é esse espaço, que nos próximos dias vai receber os autores Rodrigo Keller e o casal Gabriel Dearo e a Manu Digilio, também youtubers, que se dedicam a criar diferentes universos para quem está engatinhando na leitura. O evento prossegue até o dia 16 deste mês na praça Coronel Pedro Osório, das 13h às 21h.
O gaúcho Rodrigo Keller, editor da Editora Gaúcha, é a atração da próxima terça-feira (11). O autor trabalha com contos clássicos adaptados para a cultura do Sul, sua obra valoriza os temas folclóricos locais. “Todos os livros dele têm fatos históricos e remetem a cidades do Rio Grande do Sul. É muito bom para ensinar a cultura gaúcha com títulos que incentivam a leitura”, disse o presidente da Câmara Pelotense do Livro, entidade realizadora da Feira do Livro, o livreiro André Silva.
Keller tem uma ampla pesquisa sobre a cultura tradicionalista e também hábitos e costumes do povo gaúcho, como: vestimentas, culinária, linguagem, jogos, lendas, provas de CTG, símbolos do estado e curiosidades, além de algumas das principais músicas regionais. Entre as suas obras estão a coleção de livros Prendas e Peões, com 15 livros inspirados em obras da literatura mundial, lançada em 2015, e a coleção Era uma vez no Reino Grande do Sul. “São clássicos adaptados para o nosso jeito bem gaúcho”, explica o autor.
Sobre a vinda à 51ª Feira do Livro de Pelotas, Keller diz que é uma honra pelo convite feito pelo André Silva e pelo Sesc, parceiro do evento. A editora ainda tem uma coleção intitulada Bem-vindo a minha cidade, que aborda mais de 40 municípios do Estado, além de gibis.
Youtubers na praça
Uma dupla muito esperada pelo público infantil é o casal de youtubers Gabriel Dearo e a Manu Digilio, que há mais de uma década se tornaram personalidades da internet. A dupla é criadora da série de cinco livros, As aventuras de Mike, inspirada nas histórias reais de Dearo e Manu. Os youtubers ainda criaram As aventuras da Priminha Irritante e os livros interativos.
O casal cria um conteúdo humorístico e educativo para jovens, em diferentes plataformas, que acumulam milhões de seguidores. A aposta da direção da Feira do Livro é contemplar uma faixa de crianças e pré-adolescentes que estão conectadas nas novidades da web. Os autores vão autografar As Aventuras de Mike e farão uma apresentação no último dia da Feira, às 18h.
