A ciência que coloca Pelotas no mapa intelectual

editorial

A ciência que coloca Pelotas no mapa intelectual

A ciência que coloca Pelotas no mapa intelectual
(Foto: Jô Folha)

Duas grandes notícias que envolvem a educação Superior de Pelotas estão nesta edição do A Hora do Sul. Em uma delas, a recondução do Dr. José Carlos Pereira Bachettini Júnior à reitoria da UCPel é um movimento acertado e necessário, dado o trabalho espetacular que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. De uma universidade endividada, a melhor instituição de ensino em saúde no Rio Grande do Sul e uma das melhores do Brasil. É uma evolução fantástica! A outra é o reconhecimento de três cientistas ligados à UFPel, que aparecem entre os cinco brasileiros mais referenciados.

Fato é que as notícias que chegam das faculdades de Pelotas, em geral, indicam que nossa cidade vem se firmando como um grande polo formador de cérebros e profissionais de ponta. Mais do que tudo, somos referência em diversas frentes de pesquisa, ensino e extensão. Termos o melhor curso de Medicina do Estado nos põe numa posição excelente para também melhorar a saúde da cidade, além de atrair os próximos grandes profissionais. Ter cientistas que ajudam a compreender e a ditar o ritmo da pesquisa do país nos põe como uma capital da inovação e do pensamento no Brasil.

Com a Lei da Inovação em vigor, é fundamental que Pelotas faça valer todos os mecanismos possíveis para manter nossos cérebros aqui. Não só em nível acadêmico, mas também com um viés empresarial. Se somos tão capazes de inovar, compreender e explorar, nosso polo de tecnologia tem tudo para se valer dessa capacidade de formação trazida pela excelência de nossas universidades. Para além disso, a formação de mão de obra qualificada é um atrativo excelente para empresas que miram nossa região.

A Zona Sul do Estado tem na força intelectual uma de suas grandes valências para o presente o futuro. A capacidade acadêmica pode e deve contaminar toda a comunidade com esse olhar curioso e técnico, que, de maneira assertiva, traga resultados para toda a região. O mundo já olha para nós e nota isso. Precisamos nós mesmos também perceber e realizar ações a partir dessa potencialidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais